Na noite desta quinta-feira (25), o Sr. Romulo Freire de Jesus recebeu homenagem do Exército Brasileiro. O condecorado é Secretário do Tiro de Guerra e Subcomandante da Escola Cívico-Militar Codoense Nagib Buzar.

A entrega da Medalha do Exército Brasileiro foi realizada em solenidade alusiva ao Dia do Soldado, nas dependências do Tiro de Guerra 08-007, presidida pelo Chefe da Instrução do TG – S Ten Gilson José da Silva, na cidade de Codó-MA.

A honraria foi concedida pelo General de Divisão Carlos Duarte Pontual de Lemos, Secretário Geral do Exército, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por mais de 12 anos ao Exército Brasileiro.

O SECRETÁRIO-GERAL DO EXÉRCITO, no uso da competência que lhe confere o art. 20, das Normas Reguladoras da Medalha Exército Brasileiro (EB10-N-12.010), aprovadas pela Portaria nº 559 do Comandante do Exército, de 9 de junho de 2020, combinado com a alínea “a” do inciso XVII do art. 1º da Portaria do Comandante do Exército nº 1.700, de 8 de dezembro de 2017, resolve CONCEDER a Medalha Exército Brasileiro ao Sr. RÔMULO FREIRE DE JESUS – Secretário deste TG e Subcomandante da Escola Cívico Militar Codoense Nagib Buzar.

HISTÓRICO

A Medalha Exército Brasileiro, instituída pela Portaria nº 219, de 14 de março de 2016, alterada pela Portaria nº 1.570, de 13 de novembro de 2017, destina-se a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro.

DISCURSO DO COMANDANTE

Na cerimônia em que Romulo Freire foi condecorado com a Medalha do Exército, o comandante do Tiro de Guerra de Codó, S Ten Gilson José da Silva, proferiu as seguintes palavras:

“Hoje, o senhor também faz parte de um grupo seleto, pois irá ostentar no peito a Medalha que se destina a distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. 

O senhor é tão seleto que está sendo o primeiro cidadão codoense a receber tal honraria, porquanto o Exército Brasileiro reconhece os seus relevantes serviços prestados por mais de 12 anos em prol do Tiro de Guerra e do bom nome desta instituição. Quando cá cheguei, chamei-o a minha sala e lhe disse: “antes que eu deixe o comando do TG, irás receber a Medalha Exército Brasileiro, pois de todas as pessoas que já tive a honra de trabalhar, tu és a mais dedicada, tem paixão pelo que faz e amor pelo TG. Então, a promessa se cumpre. O TG se orgulha em ter você como Secretário e me sinto muito honrado em ser seu amigo. A você minha continência individual!”. – Concluiu.

TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO TIRO DE GUERRA