O Rio Itapecuru, que corta a cidade de Codó, no interior do Maranhão, ultrapassou a cota de inundação neste sábado (1º) e deixou sete famílias desabrigadas ou desalojadas. A enchente, causada pelas fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias, deixou ruas alagadas e casas inundadas.

Duas famílias que moram próximas ao rio foram retiradas de suas casas pela Defesa Civil e levadas para abrigos temporários montados pela prefeitura. Outras cinco famílias estão na casa de parentes. As autoridades locais estão monitorando a situação e pedem que os moradores fiquem atentos e evitem transitar nas áreas alagadas.

Segundo a Defesa Civil, a previsão é de que o rio continue subindo nas próximas horas, o que pode aumentar o número de famílias desabrigadas e desalojadas. O prefeito de Codó, Zé Francisco, já acionou Plano de Contingência do município e as equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros farão a retiradas de famílias para casas de parentes ou abrigo.

A situação é preocupante, já que a cidade de Codó é cortada pelo Rio Itapecuru e está sujeita a enchentes frequentes durante o período chuvoso. As autoridades pedem que a população colabore e evite jogar lixo nas ruas, pois isso pode agravar a situação e dificultar o trabalho dos órgãos responsáveis pelo controle das enchentes.

A prefeitura de Codó está em contato com o governo estadual para solicitar apoio e recursos para ações de ajuda às famílias afetadas pela enchente.