O Governo do Estado, através Programa Maranhão Quilombola (PMQ), tem realizado importantes serviços de infraestrutura beneficiando centenas de comunidades quilombolas por todo o Maranhão. Em 2021, a Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), em parceria com a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), sistemas de abastecimento de água potável estão sendo implantados ou ampliados. Dois deles já foram entregues em comunidades da cidade de Codó: Centro do Expedito e Monte Cristo.

Os Sistemas de Abastecimento de Água estão sendo instalados e/ou ampliados nos municípios de Bacabal, Bacurituba, Codó, Grajaú, Guimarães, Mata Roma, Pastos Bons, Peritoró, Pindaré-Mirim, Pinheiro, Santa Inês, São Bento, São Vicente Ferrer e Viana. A expectativa é entregar todos os 24 sistemas até fevereiro de 2022. Com esta ação, o Governo do Estado investe na instalação e modernização dos sistemas de abastecimento de água e melhora a qualidade de vida dos moradores das comunidades quilombolas, aumentando a oferta de água tratada.

Novas estradas vicinais

Outra ação importante desenvolvida ao longo do ano, são as recuperações de estradas vicinais que compõe as Rotas Quilombolas. As estradas são recuperadas através de uma máquina motoniveladora, doada pelo Estado, e realizada em parceria com as prefeituras. Ao todo foram recuperadas mais de 400 km de estradas vicinais nas cidades de Serrano do Maranhão, Cururupu, Itapecuru-Mirim e Presidente Vargas, beneficiando dezenas de comunidades. 

Agradecemos ao governador Flávio Dino que tem nos possibilitado realizar todas essas tarefas em prol dos quilombos do Maranhão. Estamos levando diversas ações através do Programa Maranhão Quilombola, que é um programa que tem atuado em melhorias na educação, infraestrutura e saúde. Para nós é motivo de muita alegria e satisfação fazer todo esse trabalho”, destaca o secretário da SEIR, Gerson Pinheiro.

Sobre o Maranhão Quilombola

O Programa Maranhão Quilombola (PMQ) foi instituído pelo Decreto Estadual nº 30.981/2015, é implementado através de estratégias (Rotas Quilombolas, Caravana Maranhão Quilombola e Selo Quilombos do Maranhão) e ações de políticas públicas em municípios com comunidades quilombolas em parcerias com outras secretarias e órgãos do governo estadual, demais entes federados e a iniciativa privada para garantia de melhores condições de vida à população tradicional quilombola, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR). Suas ações são executadas considerando cinco eixos norteadores: acesso à terra, infraestrutura, desenvolvimento local/inclusão produtiva, saúde e educação.