O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Economia Solidária (Setres), oportunizou a inserção de jovens entre 17 e 25 anos no mercado de trabalho, por meio do Programa Trabalho Jovem. O programa foi criado com o intuito de gerar oportunidades aos jovens maranhenses, por meio da oferta de emprego, renda, estágios e cursos. Durante o ano de 2021, se tornou um sucesso entre as políticas públicas de empregabilidade para a juventude do estado, refletindo na contratação de 1.000 jovens.
Além disso, ao longo do procedimento, foram contempladas 276 empresas, distribuídas por 35 municípios do Maranhão. Segundo o secretário Jowberth Alves, gestor da Setres, o programa Trabalho Jovem é mais uma medida assertiva e de sucesso do governador Flávio Dino. “Levamos este modelo de gestão como exemplo, para que possam aplicar esta iniciativa que oportuniza, gera renda, possibilitando a realização de sonhos, metas e carreiras dos nossos jovens. Realizamos a apresentação do programa como uma importante política pública, mas também mostrando o papel social que a ação cumpre. Retiramos jovens da ociosidade, os colocando no mercado de trabalho e garantindo também oportunidade neste momento tão difícil”, reforçou.
Programa Trabalho Jovem
Instituído a partir da lei nº 11.384, de 16 de dezembro de 2020, e regulamentado por meio do Decreto nº 36.486, de 10 de fevereiro de 2021, o Programa Trabalho Jovem é uma iniciativa do Governo do Maranhão para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses, por meio da oferta de emprego, renda, estágios, cursos, residências profissionais em Ciências Agrárias e apoio financeiro a atividades comunitárias de proteção ao meio ambiente e através de assessorias gratuitas.
Deixe um comentário