Anualmente nesta data, tenho escrito sobre o ícone da cultura codoense João Batista Machado, que tudo fez para divulgar as ações referentes aos eventos culturais de Codó, embora sem êxito, na grande maioria.
Contribuiu decisivamente para criação das entidades culturais deste município: Associação Cultural Codoense “Antonio Almeida Oliveira”, o Instituto Histórico e Geográfico de Codó e a Academia de Letras e Artes Codoense – ACLAC.
Este trabalho meritório legado pelo grande escritor João Batista Machado, lembra-se ainda os seus livros: Codó Histórias do Fundo do Baú e o Imaginário Codoense, os quais, os amantes da leitura têm que aproveitar bastante dos seus conteúdos.
Infelizmente, ele faleceu no dia 22 de março de 2016, aos 91 anos de idade, deixando uma lacuna que, dificilmente será preenchida.
Codó-MA, 22 de março de 2019.
Professor Carlos Gomes
Grande verdade professor Carlos Gomes. Realmente ele divulgou e lutou para fazer a cultura escrita em Codó. Infelizmente as pessoas, em maioria as que estão principalmente, no Instituto Histórico não tem condições de participar.
Parabéns escritor João Machado por divulgar as ações referentes aos eventos culturais de Codó.