A Receita Federal deflagrou uma operação nesta quinta-feira (10) uma operação contra o contrabando, descaminho e pirataria. Ao todo, 10 lojas de Teresina que vendem produtos importados sem comprovação são alvos da ação.

A operação conta auditores da Receita Federal, com apoio de fiscais do Inmetro, agentes de Anatel, Polícias Civil e Militar. Eles percorreram lojas no Centro, Buenos Aires, Mocambinho, Memorare, Dirceu.

“Através de um trabalho de gerenciamento de risco chegamos a 10 estabelecimentos com produtos de vestuários, eletrônicos e brinquedos, calçados importados. Verificamos que eles entraram de forma irregular no país, sem a homologação da Anatel ou do Inmetro”, explicou o Ivanilson Silva, da Receita Federal.

Em uma loja grande lojas de calçados no bairro Bueno Aires, na Zona Norte, foi identificada a pirataria de grandes marcas de tênis, onde foram retirados mais de 400 sacos com produtos. Somente neste estabelecimento a Receita calcula um prejuízo de R$ 800 mil.

Na operação foram usados oito caminhões-baú. Estima-se que o valor total de prejuízo de todas as lojas chegue a R$ 5 milhões.

Durante a operação, o fiscal faz uma representação para fins penais que será encaminhado para o Ministério Público. A Receita Federal fica responsável apenas pela apreensão dos produtos.

Com informações do G1