Em um episódio polêmico do programa Leriado Cast, os radialistas Marcello Minard, Thiago Azevedo e Daniela Bandeira, apoiadores declarados do empresário Chiquinho FC, ridicularizaram a idade do ex-prefeito Biné Figueiredo, que está tentando retornar ao comando da Prefeitura de Codó.

Durante a exibição de um vídeo em que Biné Figueiredo, de 84 anos, aparece ao lado de aliados anunciando sua pré-candidatura a prefeito de Codó pelo União Brasil, os radialistas iniciaram uma série de deboches. Marcello Minard deu início aos comentários depreciativos, sendo seguido por Thiago Azevedo e Daniela Bandeira.

“Isso é o Joe Biden do Maranhão. Eu não botava meu pai em uma macacada dessa. Tem que ter o estatuto do idoso pra essa galera que quer enganar o seu Biné”, declarou Minard.

YouTube video

Discriminação Contra Idosos

Vale lembrar que a Lei 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso, em seu artigo 96, descreve o delito de discriminação contra idosos. Tal delito inclui tratar a pessoa de forma injusta ou desigual por causa da idade, criando obstáculos ou dificuldades de acesso a serviços como operações bancárias, meios de transporte, ou qualquer outra forma de exercício da cidadania.

A pena para essa discriminação é de 6 meses a 1 ano de reclusão e multa. Se o crime for cometido por alguém responsável pela vítima, a pena pode ser aumentada em até um terço. Além disso, qualquer ato de humilhação ou menosprezo devido à idade também é passível de punição.