As regiões Sul e Centro Oeste recebem investimentos importantes nas áreas de educação, segurança, saúde e infraestrutura, distribuídas em 28 cidades e melhorando a vida de cerca de 950 mil pessoas. Executadas por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), as obras incluem construção de escolas, hospitais, unidade de segurança, pavimentação de rodovias e vias urbanas.

Escola com seis salas de aula em construção na cidade de São Francisco. (Foto: Jackson Silva)

Em Açailândia está em andamento a construção do primeiro Núcleo de Educação Integral, uma estrutura ampla e moderna que possibilitará o desenvolvimento de diversas atividades culturais, esportivas e educacionais, dando suporte às escolas regulares.

Já em Campestre do Maranhão, há a reforma do Centro de Ensino Valentim da Silva Aguiar, contemplando a parte elétrica, hidráulica, piso, telhado, paredes das sete salas de aula, depósitos, secretaria, biblioteca, laboratório de informática. Outra novidade é que toda a estrutura será adaptada para receber pessoas com deficiência física.

A cidade recebe, ainda, a construção de uma Escola Digna no Povoado Fazenda São João, com uma estrutura de duas salas de aulas, pátio, cantina e setor administrativo.

“É importante demais essa escola. É perto de casa, tem duas salas. É um sonho porque os alunos vão ter muito mais condições para aprender. E até os adultos também porque se colocar o EJA [Educação de Jovens e Adultos] em um espaço como esse, eu tenho certeza que muita gente se anima”, avaliou a dona de casa Adriana Pereira.

Já os moradores da cidade de Davinópolis vão receber um novo espaço para prática de atividades esportivas e culturais, com a construção da quadra poliesportiva do C.E. Francisco Alves II. Nela será possível a pratica de várias modalidades esportivas, como basquete, vôlei e futsal. Além disso, haverá vestiário e cobertura.

Nos municípios de Senador La Rocque, Jenipapo dos Vieiras, Ribamar Fiquene e São Francisco do Brejão estão sendo executados serviços de construção de escolas de seis salas de aulas, um reforço importante para melhorar a educação e garantir a possibilidade de um futuro melhor para a juventude.

Em uma área de 20.000 m², o IEMA de Balsas vai dispor de salas de aulas, laboratórios, refeitórios, quadra poliesportiva, biblioteca, auditório, dentre outros espaços. O intuito de toda essa estrutura é oferecer ensino médio concomitante ao ensino técnico profissionalizante e aproveitar as vocações da região.

Imperatriz é beneficiada com as obras de construção do Centro de Ciências Agrárias da UemaSul, localizado próximo ao Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na BR-010. O prédio terá 20 salas de aula, uma de controle, quatro para administração, uma de informática, quatro de manutenção técnica, 21 laboratórios, auditório, cantina, cozinha, oito banheiros, uma biblioteca e estacionamento.

Ainda em Imperatriz, há a reforma e ampliação do Hospital Materno Infantil que vai melhorar a infraestrutura física da unidade e qualificar ainda mais os atendimentos, reforçando o perfil do hospital de referência do pré-natal de alto risco. “Com a reforma do prédio, por ser uma estrutura antiga de 35 anos, nós vamos otimizar e oferecer uma qualidade a mais na assistência às gestantes”, reforçou a gestora do HRMI, Tassiana Miranda Brandão.

Buritirana também recebe investimentos importantes como a construção de uma escola com salas de aula na área da educação. Já na área da saúde, está em fase de finalização a construção do hospital de 20 leitos. Outro investimento importante nessa área para a região é a construção do hospital de 20 leitos em Carolina, que terá diversos espaços como recepção, lavanderia, área de armazenagem, passeio, jardim, lanchonete e o projeto ainda prevê área para uma possível ampliação.

Reforma e ampliação do complexo policial em Itinga. (Foto: Jackson Silva)

Na segurança, o destaque é a reforma e ampliação do complexo policial prestes a ser entregue para a população de Itinga. São ações estruturantes que contemplaram serviços na parte elétrica, hidráulica, piso, paredes, teto e fachada.

Na infraestrutura, está em andamento a pavimentação da rodovia estadual entre Amarante e Sítio Novo; também recebe obras a MA-012, que liga Barra do Corda a São Raimundo do Doca Bezerra; e a MA-272, que interliga Barra do Corda a Fernando Falcão, promovendo mais desenvolvimento econômico e social.

Já na parte urbana estão em execução os serviços do Mais Asfalto, com recuperação e pavimentação das ruas em Bom Jesus das Selvas, Buriticupu São Pedro dos Crentes, Balsas, Alto Parnaíba, São Domingos do Azeitão, Loreto, São Felix, Sambaíba, São Raimundo das Mangabeiras, Imperatriz e Balsas.

Ascom