Em dezembro, dois acidentes fatais envolvendo os airbags Takata foram registrados no Brasil. Um aconteceu em Goiás e o outro no Rio de Janeiro, onde as vítimas tiveram o pescoço perfurado por estilhaços metálicos vindos das bolsas infláveis, que deveriam proteger motoristas e passageiros.
O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), informou que, no Brasil, quase dois milhões de veículos ainda estão circulando com os airbags defeituosos. O órgão é responsável por gerenciar os recalls realizados em todo o país.
De acordo com o balanço da campanha, foram realizados 111 recalls de veículos com airbags Takata nos últimos 12 anos, sendo que os primeiros casos datam de 2013. Até outubro do ano passado, registros da Senacon indicam que 4.963.232 veículos saíram de fábrica com o componente defeituoso. Desse total, 73% já passaram por reparo, enquanto 1.897.047 veículos ainda estão com o problema pendente.
O que acontece com o airbag?
O defeito está no insuflador, uma peça metálica que contém o gás responsável por inflar o airbag. Devido a falhas na vedação e à exposição à umidade, a peça fabricada pela Takata pode ser corroída. Como resultado, o airbag se abre com uma força excessiva, causando a ruptura do insuflador. Isso faz com que estilhaços metálicos sejam lançados contra o motorista ou passageiro.
Essas peças metálicas podem ser projetadas a uma velocidade de até 320 km/h, causando ferimentos graves que podem ser comparados a facadas ou até mesmo projéteis.
Como realizar o recall dos airbags defeituosos?
Os serviços de reparo são gratuitos. Para verificar se seu veículo possui a peça defeituosa, basta consultar o site do Ministério da Justiça. No site, é necessário informar o número de chassi ou a placa do veículo.
As fabricantes também disponibilizam em seus sites abas específicas para consulta das campanhas de recall e orientações para agendamento do reparo.
Atualmente, 17 empresas que atuam no Brasil têm veículos envolvidos nos recalls dos airbags Takata. São elas:
- Toyota
- Honda Automóveis
- Honda Motos
- BMW
- General Motors
- Mercedes-Benz
- Nissan
- Caoa Montadora
- Via Itália
- Stellantis
- Mitsubishi
- Audi
- Volkswagen
- Renault
- Porsche
- Ford
- Jaguar Land Rover
Deixe um comentário