Os grandes duelos do futebol de São Paulo, e consequentemente os nomes dos clássicos paulistas, trazem consigo história, rivalidade e confrontos épicos que ficam marcados na memória dos torcedores.
Cada novo duelo é uma nova oportunidade para escrever história, seja em uma final, em um jogo de campeonato, em uma disputa acirrada e até mesmo em uma aposta online.
Alguns clássicos estão tão enraizados na memória dos torcedores que chegam a ganhar apelidos que o representam. A maioria deles surgiram a partir da imprensa esportiva há muitas décadas, para enaltecer a grandeza desses confrontos.
Vamos relembrar neste texto quais são esses clássicos, a origem dos apelidos (que tem um personagem em comum entre quase todos eles) e a importância deles para o futebol. Confira!
Majestoso
O Majestoso é o clássico entre São Paulo e Corinthians, dois gigantes do futebol brasileiro. A primeira partida entre eles foi disputada em 1930 e, desde então, o confronto cresceu em importância e rivalidade.
O nome “Majestoso” foi dado pelo jornalista Thomaz Manzoni, do Gazeta Esportiva, em 1942, após um 3 a 3 que levou 70 mil pessoas ao Pacaembu.
Historicamente, o Majestoso sempre foi um duelo equilibrado, com momentos marcantes para ambos os lados, como o clássico em que Rogério Ceni marcou o 100º gol dele com a camisa do São Paulo.
Choque-Rei
O Choque-Rei, como é conhecido o clássico entre Palmeiras e São Paulo, é um dos confrontos mais tradicionais e equilibrados do futebol paulista. O primeiro confronto aconteceu em 1930, e desde então, os clubes se enfrentaram diversas vezes em competições estaduais, nacionais e internacionais.
O termo “Choque-Rei” também foi criado por Thomaz Manzoni, mas por conta do protagonismo que os dois tiveram na década de 1940, quando venceram nove Campeonatos Paulistas. Foram cinco para os tricolores e quatro para os alviverdes.
Mais recentemente, os confrontos entre Palmeiras e São Paulo nas finais do Campeonato Paulista de 2021 e 2022 adicionaram novos capítulos à rivalidade, com cada equipe levando um título.
O Choque-Rei também é marcado por confrontos decisivos em outras competições, como a Libertadores, na qual ambos os clubes têm forte tradição, o que faz deste clássico um verdadeiro espetáculo de futebol.
Nos últimos anos, a imprensa passou a incluir entre os nomes dos clássicos paulistas a expressão “Choque Rainha” para os confrontos entre os times femininos de Corinthians e São Paulo.
Derby paulista
Considerado o clássico mais importante do estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil, o Derby Paulista é o confronto entre Palmeiras e Corinthians. Esse clássico, que nasceu em 1917, é carregado de simbolismo e rivalidade, sendo considerado um dos mais intensos do futebol mundial.
O nome “Derby” é tipicamente usado na Inglaterra para determinar os confrontos entre os dois maiores times de uma mesma cidade e que foi adotado também em outros cantos do mundo.
Manzoni, de novo ele, quem escolheu Palmeiras e Corinthians como o Derby da cidade de São Paulo. Trata-se de um duelo de duas torcidas extremamente apaixonadas, que fazem deste um dos jogos mais esperados do ano, inclusive por quem faz esporte bet na Betfair.
O clássico é marcado por grandes partidas, como a final do Campeonato Paulista de 1993, quando o Palmeiras encerrou um jejum de títulos e conquistou o título sobre o Corinthians.
Outro jogo memorável aconteceu em 1999, pela Copa Libertadores, quando as equipes se enfrentaram em uma semifinal histórica, com o Palmeiras levando a melhor nos pênaltis e, posteriormente, conquistando o título continental.
San-São
Também coube a Thomaz Manzoni a criação do nome San-São para o clássico entre São Paulo e Santos, clássico que surgiu na década de 1930. Além da sonoridade, há também à referência ao personagem bíblico Sansão, que detinha grande força..
Este clássico se popularizou ainda mais com o surgimento de Pelé no Santos e com o crescimento do São Paulo nos anos 1980 e 1990. Em diversos momentos, esses clubes disputaram o título do Campeonato Paulista, com jogos emocionantes que ficaram marcados na história.
Clássico Alvinegro
O Clássico Alvinegro entre Corinthians e Santos é um dos mais antigos de São Paulo e também carrega muita tradição. Esses times, que representam cidades diferentes (São Paulo e Santos), se enfrentam desde 1913, o que torna esse clássico o segundo mais antigo do estado.
Um dos períodos mais memoráveis do Clássico Alvinegro ocorreu na década de 1960, quando o Santos de Pelé era praticamente imbatível e acumulava títulos. Nesse período, o Corinthians enfrentava dificuldades para superar o rival, e essa situação durou até a década de 1970.
O Clássico Alvinegro, que está na lista dos nomes dos clássicos paulistas por ambos os times vestirem preto e branco, ganhou destaque também em 2011, quando o Santos, liderado por Neymar, venceu o Corinthians na final do Campeonato Paulista, adicionando mais um título à sua extensa coleção.
Deixe um comentário