O poker é uma das modalidades que mais evoluíram nas últimas décadas. Mais do que um simples jogo de cartas, ele se transformou em um dos cinco esportes da mente e hoje tem um circuito profissional completamente estruturado e cada vez mais consolidado no mercado esportivo e do entretenimento.
Com milhões de praticantes no mundo todo, número que vem crescendo exponencialmente com as plataformas de jogos online, o poker tem suas próprias competições para chamar de suas e que são o sonho de consumo de qualquer apaixonado pelo carteado. No Brasil e no mundo, há pelo menos cinco eventos que são considerados os mais importantes, capazes de eternizar seus campeões.
Brazilian Series of Poker (BSOP)
Em solo brasileiro, a principal competição já existente é o Brazilian Series of Poker, um circuito composto por diversas etapas ao longo de uma temporada, que coroa o jogador que obtiver os melhores resultados no ano. Criada em 2006, a BSOP chega em 2024 à sua 17ª edição, com cinco eventos no calendário: três em São Paulo (SP), um em Natal (RN) e outro no Rio de Janeiro (RJ), onde inclusive será realizado simultaneamente ao Latin American Poker Tour (LAPT).
Durante todos esses anos de história, a competição teve 15 campeões diferentes e apenas o goiano João Bauer Neto conquistou um bicampeonato, triunfando em 2015 e na edição especial de 2020/21/22. Entre as sedes, 18 cidades de 12 estados brasileiros já receberam pelo menos um evento da BSOP, além de cinco edições realizadas no exterior, em Puerto Iguazú (Argentina), em 2018 e 2019; Punta del Este (Uruguai), em 2016 e 2017; e Nassau (Bahamas), em 2023.
European Poker Tour (EPT)
Mais tradicional circuito europeu de poker, o EPT completa em 2024 duas décadas de história e glamour. Antes apenas um evento presencial em cassinos de luxo como os de Monte Carlo, Barcelona, Londres, Madri, dentre outros espalhados por mais de 20 cidades localizadas no Velho Continente, a competição ganhou também sua vertente online em 2020.
Atualmente, é possível que jogadores profissionais e amadores disputem etapas do European Poker Tour e inclusive há a oportunidade de qualquer interessado tentar ingressar tanto no EPT quanto nas maiores competições virtuais do planeta através do Power Path, uma promoção da plataforma global PokerStars que oferece uma vaga a quem cumprir os requisitos do desafio.
Latin America Poker Tour (LAPT)
O sucesso imediato do EPT foi tão grande que o PokerStars decidiu estender para outros continentes ao redor do planeta o modelo de competições regionais, criando em 2008 o Latin American Poker Tour, cuja etapa inaugural foi realizada no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro. Aquela etapa foi vencida pelo holandês Julien Nuijten e teve o brasileiro Eduardo Henriques na mesa final, terminando em quinto lugar.
Em dez temporadas completadas até hoje, oito brasileiros já venceram pelo menos um evento da série LAPT, mas nenhum deles conquistou o título de campeão latino-americano. Mesmo assim, o Brasil é o segundo país com mais vitórias no torneio, atrás apenas das 12 da Argentina, e o que mais participou de mesas finais, com 95 presenças.
Pokerstars Caribbean Adventure (PCA)
Outra iniciativa criada pela gigante do entretenimento, o Pokerstars Caribbean Adventure nasceu há exatos 20 anos e durou até o ano de 2016, quando acabou sendo unificado com o LAPT, mas acabou retornando ao calendário em 2023. Apesar de ser um evento disputado nas Bahamas e ter um cunho latino-americano e caribenho, jogadores de diversos continentes já participaram do PCA.
Inclusive, o atual campeão do main event é o português Michel Dattani. Em 17 edições já realizadas, apenas uma vez um jogador da região ficou com o título, feito obtido em 2018 pela argentina Maria Lampropulos, a única mulher da história a triunfar na mesa principal do Pokerstars Caribbean Adventure, então aos 36 anos de idade.
World Series of Poker (WSOP)
Completando a lista está a maior competição de poker de todos os tempos. Considerada a Copa do Mundo da modalidade, a WSOP é na verdade um circuito composto por uma série de etapas ao longo do ano. Os principais eventos são realizados na cidade de Las Vegas, mas há também os torneios online.
Em 54 anos de história da série, o Brasil já conquistou 31 títulos mundiais, obtidos por 27 jogadores diferentes. Foram 14 braceletes de ouro em disputas presenciais e outros 17 em disputas virtuais. O maior campeão do país é o curitibano Yuri Martins, que venceu três etapas ao todo, uma ‘in loco’ (2019) e duas nas mesas digitais (2020 e 2023).
Deixe um comentário