A primeira edição deste ano do Programa Universidade Para Todos (Prouni) vai oferecer 98 vagas em bolsas de estudo nas instituições particulares do município de Caxias-MA. Os estudantes codoenses que esperavam cursar algum curso superior na cidade através do Prouni, mais uma vez terão que buscar uma alternativa fora do município,  já que apenas 1 vaga está sendo ofertada na cidade de Codó.

Do total de vagas ofertadas em Caxias, 70 são oferecidas em curso de forma presencial, enquanto 28 são na modalidade a distância. Essas vagas são distribuídas em 21 cursos de graduação, das 98 bolsas disponíveis, 95 são integrais (100% gratuitas) e apenas 03 parciais (50% de desconto).

O Unifacema – Centro  de Ciências e Tecnologia do Maranhão, é a instituião de ensino superior de Caxias com maior número de bolsas ofertadas pelo Prouni. Este ano, a Faculdade oferece 72 bolsas de estudo entre integrais ou parciais para alunos de baixa renda.

A única bolsa disponível em Codó é para o curso de Matemática a distancia, no Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Prouni foram abertas à 0h desta quinta-feira (31) e serão encerradas às 23h59 (horário de Brasília) de 3 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas na página do Prouni. O candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. É possível escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência.

Prouni

Criado em 2004, o programa oferece bolsa de estudo integral ou parcial em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a parcial. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Por: Wellyngthon Sampaio