Definir um tema, produzir um roteiro e as filmagens, captar depoimentos e participar da edição e montagem de um filme. Estas são algumas atividades que os integrantes do Cultura na Praça vão vivenciar nos próximos dias. O projeto, que chega à sua quarta edição realizará sua primeira oficina para jovens de 13 a 19 anos de Pindaré-Mirim, a 256 km de São Luís, no período de 14 a 17 de janeiro.

O Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que já rodou cerca de 20 mil quilômetros pelo interior do Pará e Maranhão, buscando democratizar o acesso às ferramentas do cinema e valorizar a história, as pessoas e o patrimônio cultural dos municípios beneficiados.

Outros cidades maranhenses

Em seguida, será a vez dos jovens de Alto Alegre do Pindaré, a 307 km de São Luís, viverem esta experiência de 19 a 22 de janeiro. Já em Bom Jesus das Selvas, as atividades serão realizadas no povoado Vila Tropical/Verona, no período de 24 a 27 de janeiro, também para adolescentes e jovens de 13 a 19 anos.

A última cidade maranhense que recebe o festival será Açailândia, onde estão programadas duas oficinas: na Vila Ildemar, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, para os jovens de 13 a 19 anos; e outra no Bairro Barra Azul, para pessoas com mais de 45 anos, de 3 a 6 de fevereiro. Na sequência, o festival itinerante segue para quatro cidades do sudeste do Pará.

Como resultado de cada oficina, os participantes terão um curta-metragem pronto, que será exibido para a comunidade.

Nós queremos aproximar o cinema das pessoas e possibilitar que vivenciem experiências novas. Dar condições para que valorizem o patrimônio de cada local, os hábitos, as crenças e deem visibilidade para toda esta riqueza que temos”, explica o coordenador do Cultura na Praça, Cris Azzi.

Todos os filmes também serão lançados no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça, que conta com recursos de acessibilidade, como legenda, interpretação em libras e audiodescrição. O endereço é culturanapraca.art.br, onde também já estão disponíveis 25 filmes de curta-metragem realizados pelo projeto.

Com informações do G1 Maranhão