O vereador Arlindo Salazar é o autor do Projeto de Lei que deve criar a Semana do Patrimônio Cultural Imaterial Codoense. A iniciativa busca valorizar a cultura local (artes, danças, poesias, culinárias, músicas, literaturas, linguagens, festas e lendas) e os artistas locais, como cantores compositores.

“Esse projeto é importante, pois ele visa valorizar a nossa cultura codoense, nossa arte, nossa dança, nossa música, a nossa poesia, as nossas histórias e nossas lendas, valorizar o artista local”, explicou o vereador.

De acordo com o Projeto de Lei, o evento será realizado todos os anos e vai se chamar Semana Cultural Alverino Moreira Santos. Uma homenagem ao senhor Alvino Moreira, como era mais conhecido, que morreu aos 77 anos após desenvolver um grande trabalho pela cultura do município, incluindo a criação da Escola de Samba Estrela do Oriente.

“A gente espera que com isso a Secretaria de Cultura coloque esse evento na sua pauta anual e a partir daí ela tenha um registro, um catálogo de todas as nossas lendas, tradições, músicas, danças, culinária. Com o tempo a gente vai ter esses registros, inclusive nós vamos encontrar algo que nos represente efetivamente até para tá também brigando um reconhecimento a nível de estado e até internacional”, disse Arlindo Salazar.

O Projeto de Lei também estabelece que a Semana Cultural Alverino Moreira Santos seja realizada na primeira quinzena de dezembro. A proposta foi aprovada nas comissões e aguarda votação no plenário.