Importante avanço na política voltada às pessoas com deficiência, realizada pelo Governo do Maranhão, o Programa Travessia avança nas ações pelo direito de ir e vir deste público. Consolidando esta que é a maior ação inclusiva da gestão, a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) reforça a iniciativa, com a modalidade neurodiversidade. Ofertada desde maio deste ano e voltada para crianças e jovens autistas, o serviço já contabiliza 250 viagens realizadas. Para quem usufrui, a ação representa compromisso e respeito, garante dignidade e renova a esperança por mais políticas para o segmento.
“Muitas mães precisam desse serviço e, para nós, é uma alegria saber que podemos contar com o Programa Travessia Neurodiversidade para nossos filhos. Eu espero que esta importante ação possa ser ampliada para acolher mais crianças e jovens que precisam. O serviço é de qualidade, as pessoas que conduzem são educadas e muito sensíveis. Somos tratados com muito carinho e respeito. O programa, para mim, é um alento”, enfatiza a vendedora autônoma, Joylma de Paula Rabelo, mãe de Richarllys Bruno Rabelo Nascimento, que utiliza o serviço para as terapias do filho.
O auxiliar de escritório Richard Brito considera o programa de fundamental importância para a melhor qualidade de vida do seu filho, Samuel, de quatro anos, que utiliza o transporte para ir às terapias. Ele conta que, antes, sua esposa precisava pegar ônibus e era muito transtorno e desgaste para os dois – mãe e filho.
“Então, para nós, era inquietante e preocupante seguir a agenda de atendimentos de Samuel. Se não fosse o serviço, não teríamos condições financeiras para custear as idas dele às terapias. Portanto, o Programa Travessia é muito significativo e importante para meu filho, sobretudo, pela garantia da locomoção e também, pela segurança, respeito e dignidade que o programa confere a nós pais e, mais importante, aos nossos filhos”, explicou Richard Brito.
A dona de casa Letícia Ferreira, mãe da Sofia, de cinco anos, e moradora do bairro Parque dos Sabiás, parabeniza o serviço, que auxilia no transporte para os tratamentos de saúde da filha. “Fiquei muito esperançosa. Era um serviço que a gente esperava muito. A gente consegue atendimentos de saúde, no geral, em locais muito distantes de nossa casa. Eu orava muito a Deus para que o Programa Travessia alcançasse as crianças autistas e agora, sei que vai dar tudo certo e estou muito feliz”, disse.
Para Emiliane Farias, mãe do Álvaro, de cinco anos, que mora no Jardim Tropical I, o Programa Travessia Neurodiversidade “é muito importante e para nós, uma alegria, uma vitória que nos deixa muito felizes, sabendo que nossos filhos terão acolhimento, segurança, muito carinho e cuidado no transporte”.
Alcance
O Programa Travessia, na modalidade Neurodiversidade, já soma 51 pessoas cadastradas. São realizadas, em média, nove viagens diariamente, sendo a maioria, solicitações para terapias e tratamentos de saúde. A van é adaptada e conta com 16 lugares – aos usuários e seu acompanhante. Para estar incluído, é feito cadastro e, para as viagens, o agendamento com até 48h de antecedência. O serviço inicia a partir das 8h, buscando o público em suas residências e levando às terapias; e segue até 20 horas. O serviço pode ser acionado ainda, para esporte, lazer e educação.
“O Programa Travessia representa um grande acerto e um marco na política estadual, e considero também nacional, voltada às pessoas com deficiência. Primeiro, por ser pioneiro no Brasil. O Maranhão é único estado do país que oferta esse serviço de transporte gratuito ao segmento. E, por se tratar de um compromisso da gestão do governador Carlos Brandão com o respeito, o direito e a dignidade das pessoas com deficiência. O programa vai além de garantir a mobilidade, ele, de fato, garante a participação social e a inclusão. É uma política que estamos renovando e fazendo com que se amplie a mais pessoas. Esta é a determinação do governador Carlos Brandão e nossa missão”, pontua o presidente da MOB, Adriano Sarney.
A diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, Isabelle Passinho, reforça a importância do programa, em todas as suas modalidades, para garantir que haja a inclusão das pessoas com deficiência. “É importante, pelo fato de atender a uma parcela significativa do segmento das pessoas com deficiência e isto foi conquistado a partir dos apelos das famílias de pessoas com autismo e síndrome de Down. Assim, o Programa Travessia, na modalidade neurodiversidade, está permitindo que as pessoas consigam chegar à reabilitação, terapias, educação, lazer e cultura, proporcionando melhor qualidade de vida”, ressaltou.
Inclusão
O Programa Travessia garante o transporte gratuito, porta a porta, e mais condições de mobilidade para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes e agora, para autistas. São 10.529 cadastrados, entre usuários fixos e casuais, nas três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade. Criado em 2016, o Programa Travessia está presente em 46 cidades do Maranhão.
Deixe um comentário