Por Raimunda Maria da Silva Sousa

Olá pessoal! 

Me chamo Raimunda Maria da Silva Sousa, natural de Codó-Ma, filha da Professora Francisca Alves da Silva Sousa, e irmã do Professor Inácio da Silva Sousa, formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas, pós graduada em Coordenação Pedagógica – UFAM, e Gestão Escolar pela FACINTER – Curitiba. Sou professora efetiva da 2ª maior rede de ensino do Brasil – SEMED/Manaus, onde atuei como professora, como Assessora Técnica dos Programas Federais e atualmente estou como Gestora.

Estar nos diversos lados da educação nos proporciona um vasto conhecimento das necessidades do protagonista principal  no processo educacional,   o Professor, e é  oportuno o momento de pandemia, em que o mundo todo vivencia, falar dos cuidados com o profissional da educação, que as autoridades competentes precisam ter, afinal  essa categoria tem o poder de mudanças e transformações. No atual cenário o docente se reinventou, tornou-se editor de vídeos, yotoobers, muitos investiram em equipamentos, adaptaram espaços em suas próprias residências, tudo para proporcionar a aprendizagem ao alunado.

No artigo 67 da Lei 9.394/96, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) assegura  aos docentes do magistério aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim; Piso salarial profissional; Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho;  Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho e  condições adequadas de trabalho.

O cuidado com  o profissional de educação é primordial para que esse tenha um melhor desempenho em suas atividades cotidianas, fazer valer o que já está na LDB, e poder incluir na esfera municipal equipes multiprofissionais com Psicólogos, Asistentes Sociais, Especialistas que cuidem do profissional de educação com a dignidade e respeito que eles merecem.

Eu acredito nas propostas do Professor Inácio para nossa categoria, como filho de professora, esposo de professora e todas as irmãs professoras, e como se não bastasse foi por meio da educação que ele contrariou as estatísticas, estando hoje melhor preparado para defender a causa do docente.

Raimunda Maria da Silva Sousa

                                                                                               Manaus 03/08/2020