O renomado educador Raimundo Nonato Lima Falcão morreu nesta segunda-feira (05), às 23h20, aos 65 anos, em sua residência localizada em Codó (MA). Professor Falcão, como era mais conhecido, enfrentava uma luta contra um câncer e não resistiu as complicações provocadas pela doença.

“Professor Falcão fazia tratamento de câncer e estava em fase metastática. Retornou de Teresina no domingo último. Decidiu por sua própria vontade pela sua alta hospitalar e serenamente morre no leito de sua residência”, informou um amigo do educador.

História

Maranhense, nascido a 21 de dezembro de 1955, na cidade de Codó, filho de Sebastião Marinho Falcão e Teresinha de Jesus Lima Falcão. Professor Falcão assim chamado, era evangélico, casado com Irlane Martins Franco.

Estudou nas Escolas: Governador Archer, Colares Moreira e Senador Archer, concluindo nesta última, o curso primário. Posteriormente, ingressou no Colégio Codoense, através de exame de admissão, onde concluiu o ginásio e a 1ª série do 2º grau.

Em 1975, transferiu-se para São Luís, capital do Maranhão, para estudar o 2º grau, na Escola Zoé Cerveira, após concluí-lo, foi aprovado no vestibular para o curso de Física (Licenciatura Plena), na Universidade Federal do Maranhão.

Como estudante universitário, foi presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Física e monitor da disciplina – Campos e Ondas. Participou de vários Seminários, dentre eles “Energia Nuclear, como Fator de Desenvolvimento”; “Energia: Fontes Convencionais e Não Convencionais”.

Em agosto de 1982 iniciou suas atividades como professor, lecionando no Centro de Ensino de 2º grau, Gonçalves Dias, em São Luís. No ano seguinte, ingressou no curso de Pós-Graduação em Física, da Matéria Condensada (Estado Sólido), na Universidade Federal do Ceará. Concluindo o curso em 1985, retorna a São Luís, permanecendo até 1986, como professor do colégio Gonçalves Dias onde já havia lecionado. No mesmo ano retornou para sua terra natal, como docente do Centro de Ensino de 2º grau Luzenir Matta Roma, além de professor de Física e Matemática, exerceu a função de Diretor – Adjunto.

Na administração do prefeito Ricardo Archer, assumiu em 1997, o cargo de Secretário Municipal de Educação e Cultura, realizando em excelente trabalho.

Convidado a ingressar na política, filiou-se ao partido Republicano Progressista – PRP, concorreu em pleito eleitoral, sendo eleito vereador em outubro de 2000 com 566 votos. Como vereador, participou da Mesa – Diretora da Câmara, como 1º Secretário, para o biênio 2001/2002, e reeleito para o biênio 2003/2004.

O professor Falcão foi um educador comprometido com as práticas pedagógicas, contribuindo assim para o desenvolvimento dos estudantes da terra codoense.

TEXTO BIOGRÁFICO CEDIDO GENTILMENTE PELO PROFESSOR CARLOS GOMES.