Entre seus diferentes direcionamentos (ensino, pesquisa e extensão), o corpo docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vem se destacando, também, em artigos de importantes periódicos do Brasil.

Na edição de fevereiro da revista Globo Rural, o destaque está na publicação digital intitulada: “Boi na sombra: a integração de agricultura com pecuária avança no país e revoluciona os resultados em campo”, na qual o professor e engenheiro agrônomo Luciano Muniz é mencionado a respeito da integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), prática de intensificação sustentável que favorece a qualidade do pasto e o conforto térmico dos animais com o sombreamento proporcionado pelas árvores.

De acordo com a revista, o professor Luciano Muniz passou a investir no sistema em 2015. Na fazenda que pertence à sua família, mantém uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) de 15 hectares onde realiza experimentos e recebe pesquisadores e seus alunos da UEMA.

Ainda segundo a revista, no Maranhão, são mais de 5 milhões de hectares com pastagens, sendo que em torno de 95% estão em algum estado de degradação.

Sobre o pesquisador

Luciano Muniz tem mestrado em Agronegócio e doutorado em Ciência Animal, ambos na área de Integração Lavoura e Pecuária, com ênfase em Agronegócio e Produção Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura de Baixa Emissão de Carbono ABC, Integração Lavoura Pecuária Floresta, Sustentabilidade na Agropecuária, Sistema de Produção Integrado, Planejamento e Administração Rural, além de Economia Rural.