Em Imperatriz, uma cliente do Mateus Supermercados passou por um constrangimento na porta da loja Babaçulândia.
Ela publicou vídeo (confira abaixo) onde se vê que seguranças do estabelecimento revistaram suas sacolas de compras no chão, acusando-a de ter furtado um iogurte. A cliente estava acompanhada de sua filha de seis anos, que presenciou a cena.
O episódio causou indignação na população e gerou uma série de questionamentos sobre a atuação do supermercado. Apesar de nada ter sido encontrado nas sacolas da cliente, ela ainda foi tratada com desconfiança e falta de respeito.
O Procon Municipal de Imperatriz notificou o grupo Mateus Supermercados (confira o vídeo abaixo) para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Há suspeitas de que a abordagem tenha sido motivada por racismo estrutural, já que a cliente é negra.
O caso gerou revolta nas redes sociais e muitos internautas se manifestaram em apoio à cliente. Alguns consumidores relataram ter passado por situações semelhantes em outras unidades do Mateus Supermercados.
Em nota oficial, o grupo Mateus Supermercados. afirmou que a verificação dos cupons fiscais é adotado por empresas do segmento e que os procedimentos da empresa não são movidos por preconceito ou discriminação.
Espera-se que as investigações apontem responsabilidades e que sejam adotadas medidas para evitar que situações como essa se repitam no futuro. O respeito à dignidade e à integridade de cada cliente deve ser uma prioridade para todas as empresas que desejam manter uma relação de confiança com seus consumidores.
Com informações de O Imparcial
Tem que processar mesmo, e fazer pagar caro por isso.
Processo neles, até aprenderem a respeitar as pessoas.