A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, continua investindo de forma significativa para melhorar a qualidade do ensino público municipal, e assim elevar seus indicadores educacionais. No último fim de semana foi realizado mais um Aulão Revisional para o IDEB em escolas das comunidades rurais.
O Projeto Aulão revisional do IDEB é uma ação do Programa “Escola Campeã”, que visa proporcionar aos estudantes de 4º e 8º anos do Ensino Fundamental uma oportunidade de revisar alguns dos principais conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática aplicados na Prova Brasil de 2017, a fim de melhorar o desempenho dos estudantes nessas disciplinas. O projeto atenderá um total de 911 alunos das escolas municipais em 13 pólos de Educação do Campo.
De acordo com a coordenadora do projeto, Regilane Barbosa, as aulas diferenciadas e estruturadas com base nos Descritores da Matriz de referência do Saeb visam intensificar os trabalhos realizados em 2017, nas competências e habilidades que os alunos desses anos escolares necessitam adquirir. “Esse projeto propõe ainda estimular a leitura e o cálculo de forma diferenciada, facilitando a compreensão dos conteúdos propostos em sala de aula, possibilitando uma maior integração entre a leitura e a matemática”, explicou.
O Projeto será desenvolvido em 13 Pólos da Educação do Campo, em turmas 16 turmas de 4º ano (com um total de 414 alunos) e 18 turmas de 8º ano (com um total de 497 alunos) do Ensino Fundamental anos iniciais e finais. O reforço escolar será desenvolvido por professores de língua portuguesa e matemática do Sistema Municipal de Ensino de Codó, no intuito de reforçar, com suas metodologias, os conteúdos que são ministrados nas aulas regulares. As aulas de reforço serão voltadas principalmente para a leitura, interpretação e estudos matemáticos, perfazendo uma carga horária de 680h/aula de Língua Portuguesa e 680 h/aula de matemática.
O projeto de reforço em Língua Portuguesa e Matemática, intitulado “Aulão revisional do IDEB”, justifica-se pela a importância de ser instrumento de apoio didático e pedagógico que possa suprir dificuldades de aprendizagem relacionadas a conteúdos de leitura, escrita e cálculos matemáticos, sobretudo com foco na Prova Brasil. “O projeto “Aulão revisional do IDEB”visa, dentre outros, ser uma ação no sentido de propiciar, aos estudantes, experiências significativas voltadas para o efetivo aprendizado ou sistematização do conhecimento apreendido nas aulas dessas disciplinas, além de aprofundar o entendimento dos descritores da Matriz de Referência da Prova Brasil”, concluiu o coordenador Cícero Barros.
Ascom – PMC
Deixe um comentário