Foi inaugurado na segunda-feira, dia 3 de agosto, a Unidade de Acolhimento Dr. Welington de Almeida Coelho, no bairro São Francisco. A Unidade de Acolhimento Transitório Infanto-juvenil é um serviço que faz parte da Rede de Atenção Psicossocial e que irá atender crianças de 10 a 18 anos, dependentes químicas e que fazem uso de crack, álcool e outras drogas.

Na oportunidade estavam presentes o Prefeito de Codó, Francisco Nagib, a primeira-dama, Agnes Oliveira, a secretária de Desenvolvimento Social, Janayna Silva, o vice-prefeito Ricardo Torres, o secretário de Saúde Suelson Sales, vereadores, secretários de governo e convidados

A unidade, que leva o nome de um importante médico que atuou na cidade de Codó, é um serviço regional que funcionará 24h por dia e nos sete dias da semana. Tem caráter residencial TRANSITÓRIO e oferecerá acolhimento voluntário e cuidados contínuos para pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e em situação de vulnerabilidade social e familiar, que demandem acompanhamento terapêutico e protetivo.

Terá disponibilidade de 10 vagas, contando com quartos coletivos, espaço para refeições, cozinha, banheiros, área de serviço, equipe de enfermagem, sala de acolhimento e recepção, sala de atividades individuais e em grupo, além de sala administrativa. A unidade irá receber 10 acolhidos por semestre, que podem ser de Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do Maranhão e São Mateus, que contarão com a equipe de profissionais capacitados, como enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistente Social, psicólogo, administrativo.

Vivemos um período de grande preocupação, não apenas com a transmissão do coronavírus, mas com todos os outros problemas de saúde pública, como é o caso da dependência química e a vulnerabilidade social. Portanto, é fundamental que as pessoas que vivem em situação de rua e usuários de álcool e drogas sejam acolhidas com respeito, dignidade, carinho e atenção. Esta unidade é histórica em nosso município e terá atendimento para todos em nossa regional de saúde. Isso reflete nosso compromisso e solidariedade com todos, principalmente com aqueles que são mais vulneráveis“, concluiu o prefeito Nagib.

Ascom – PMC