Eleitores têm só até o dia 4 de maio para realizar atualizações e/ou retirar o título de eleitor, e exercer o voto nas eleições em 2022. Pensando em incentivar principalmente os adolescentes que têm entre 16 (completados até o dia da eleição) e 18 anos, a Coordenação Municipal da Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo, Esporte e Juventude de Caxias, está promovendo uma campanha de conscientização.
Várias ações estão sendo realizadas por meio das redes sociais, escolas e espaços públicos para chamar a atenção dos futuros eleitores. O objetivo é estimular esses cidadãos a tirar o título eleitoral e a participar ativamente do processo democrático do país, por meio da escolha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Caxias, está com déficit de pelo menos 3 mil títulos, comparando com as eleições gerais de 2018. Portanto essa é uma iniciativa importante para alertar todos os que podem tirar o título.
Os jovens interessados em ter o título de eleitor podem comparecer ao cartório eleitoral de Caxias, acessar o site do TSE, se dirigir ao Centro de Juventude mais próximo da sua casa, ou indo até a sede da Coordenação Municipal da Juventude (COMUJ), que fica no bairro Castelo Branco, próximo à pracinha.
Deixe um comentário