Em meio ao avanço veloz da contaminação pela variante Ômicron do novo coronavírus no País, o prefeito Zé Francisco não respeitou o tempo mínimo de isolamento determinado pelas autoridades sanitárias para pessoas que testaram positivo para covid-19.

Zé Francisco testou positivo na última sexta-feira (21) e deveria ficar em isolamento domiciliar por no mínimo 10 dias (Prazo determinado pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão). No entanto, o prefeito de Codó ficou apenas cinco dias afastado do trabalho e decidiu retornar nesta quinta-feira (27).

Uma foto divulgada hoje nas redes sociais mostra Zé Francisco dentro de um carro quase abraçando o aspirante de fotógrafo Bruno Holanda. A imagem mostra que o prefeito, mesmo com a Covid-19, também não seguiu a recomendação de manter uma distância mínima de 2 metros para outras pessoas.

Zé Francisco também concedeu uma entrevista para o radialista César Santos, que está estagiando como repórter em um pequeno canal de TV Local, e cumprimentou pessoas que estavam passando pela passarela de Codó.

Decisão do Ministério da Saúde

É importante destacar que o Ministério da Saúde reduziu o período de quarentena para sete dias em caso de pacientes assintomáticos ou com sintomas leves e liberou a volta ao trabalho em apenas cinco dias em caso de teste negativo após esse período, mantendo o uso de máscaras e o distanciamento social.

Apesar da redução do tempo de isolamento determinado pelo Ministério da Saúde, o Governo do Maranhão não acatou a decisão e decidiu manter a quarentena de 10 dias, quaisquer sejam os casos.

Crime

De acordo com a advogada Dra. Beatricee Karla Lopes, quem ignorar medidas impostas em prol da Incolumidade Pública, especialmente em prol da saúde pública, está infringindo a Legislação Penal, podendo a pessoa que assim fizer, ser responsabilizada criminalmente por Crimes Contra a Saúde Pública, previstos no Código Penal Brasileiro (CPB).

O outro lado

Um aliado de Zé Francisco confirmou que ele não fez qualquer tipo de teste que confirmasse que está curado da Covid-19. Procurado, o prefeito não respondeu nossas mensagens até o fechamento desta matéria.