O prefeito eleito de Nova Olinda do Maranhão, Ary Menezes (PP), foi liberado na manhã desta terça-feira (17) da Central de Inquéritos e Custódia, após cumprir três dias de prisão temporária. Menezes foi preso no último domingo (15), ao se entregar à Justiça, no âmbito da Operação Cangaço Eleitoral, que apura crimes de compra de votos, coação e ameaças durante o processo eleitoral de 2024.
Operação e denúncias
A operação teve início após denúncias veiculadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, em outubro. Na reportagem, um eleitor revelou ter vendido seu voto em troca de materiais de construção, como telhas, cimento e madeira, e relatou ter sofrido intimidações.
O caso ganhou destaque devido à eleição acirrada em Nova Olinda do Maranhão, onde Ary Menezes venceu a candidata Thaymara Amorim (PL) por uma diferença de apenas dois votos — 5.612 contra 5.610. Foi a disputa eleitoral mais apertada registrada no Brasil em 2024.
Diplomação e continuidade das investigações
Apesar das acusações, Ary Menezes será diplomado como prefeito eleito na tarde desta terça-feira (17), junto aos demais candidatos eleitos no município. No entanto, as investigações sobre as denúncias de irregularidades seguem em andamento.
A Operação Cangaço Eleitoral busca apurar o envolvimento de outros suspeitos e coletar mais evidências sobre os supostos crimes cometidos durante o período eleitoral.
Deixe um comentário