Milhares de pessoas caíram na folia no primeiro final de semana do Pré-Carnaval do Maranhão 2023. A festa organizada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), contou com quatro circuitos de folia e atraiu centenas de brincantes, entre maranhenses e turistas.
A programação da folia foi oficialmente aberta na sexta-feira (20), com o cortejo de Blocos Tradicionais pelas ruas históricas do Centro de São Luís. No sábado (21), uma verdadeira multidão invadiu a Avenida Beira-Mar e os circuitos montados nos bairros do Cohatrac e Anjo da Guarda. Já no domingo (22), foi a vez dos trios elétricos comandarem a alegria no circuito Litorânea.
A estimativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) é que cerca de 20 mil pessoas estiveram no primeiro dia de folia na Litorânea e 10 mil na Beira-Mar.
“Lindo demais viver esse momento e sentir a alegria da nossa gente e a energia da nossa cultura no primeiro final de semana de Pré-Carnaval. E o que é melhor: com segurança reforçada e oportunidade de geração de renda por onde a folia passa”, destacou o secretário da Cultura do Maranhão, Yuri Arruda.
Após o desfile de blocos tradicionais pela Praça Deodoro, Rua Grande e Centro Histórico, dezenas de atrações subiram aos palcos da Beira-Mar, Litorânea e do Carnaval Itinerante nos bairros.
Carnaval seguro
Para os foliões, a diversidade das atrações e o clima de segurança – com amplo esquema de segurança montado em todos os circuitos da folia – foram os destaques do primeiro final de pré-carnaval.
“O policiamento e a organização do evento estão perfeitas”, avalia a estudante universitária Fabíola Silva, que prestigiou a abertura da temporada carnavalesca.
Sem garrafas de vidro
Nos próximos dias, a Secma lançará uma campanha para evitar o uso de garrafas de vidro durante os dias de folia. Mais agressivas ao meio ambiente, garrafas de vidro também podem representar risco à segurança dos brincantes.
“Queremos alegria nas ruas, a economia ativa e ampla segurança. Queremos evitar garrafas de vidro para garantir a paz e a tranquilidade, para que esse seja um carnaval seguro para todos os maranhenses e turistas que visitam o Maranhão”, sublinha Yuri Arruda.
“Mar de gente” e folia nos bairros
Imagens aéreas comprovam a grandiosidade do primeiro dia de folia na Avenida Beira-Mar. Por lá, animaram o público Bloco GDAM, Bloco Os Apaixonados, Bicicleta do Samba, Soul Samba, Raiz Tribal e o Bicho Terra.
“Nossa cultura é forte. Sem carnaval e sem o São João nós não somos nada. É como renascer de novo”, disse a técnica legislativa Rozete Silva, que brincou o pré-carnaval na Beira-Mar.
Já nos bairros Cohatrac e Anjo da Guarda, o Carnaval Itinerante descentralizou a alegria, levando a festa mais popular do Brasil para dentro das comunidades.
“A política do governo Carlos Brandão é assim: levar cultura e lazer aos diversos pontos de São Luís e do Maranhão”, afirmou o secretário Yuri Arruda.
A festa nos bairros agradou até mesmo maranhenses que há anos não brincavam carnaval no estado. Esse foi o caso do técnico em informática, Thiago Alves Ferreira. Ele nasceu no Maranhão, mas há mais de 25 anos morou no Rio de Janeiro. De volta à Ilha, ele exalta o carnaval maranhense, que veio com força total após dois anos de paralisação forçada, devido à pandemia de Covid-19.
“Eu morei anos e anos no Rio de Janeiro, curtindo o carnaval do Rio. Acho que essa iniciativa do carnaval nos bairros extremamente excitante e linda, com uma energia maravilhosa. Estou achando maravilhoso, me divertindo, me sentindo seguro. Acho que tem tudo para ser um carnaval que vai marcar época”, opinou o folião, que curtiu o pré-carnaval no bairro do Cohatrac.
Carnaval na Litorânea
No domingo, um grande ‘arrastão da alegria’ agitou a extensão da Avenida Litorânea, com trios elétricos e os grupos Argumento, Samba de Reis, Vagabundos do Jegue, Groovaê e a cantora Fabrícia, dando o tom da festa na orla.
“Depois de dois anos de pandemia, sentir essa energia que só tem no Maranhão é inexplicável. Foi uma honra, um prazer incrível”, disse Danilo Baldez, percussionista do Samba de Reis, logo após a apresentação do grupo na Avenida Litorânea.
O secretário Yuri Arruda lembra que esse é apenas o começo da temporada carnavalesca e muitas atrações ainda estão previstas, entre elas o bloco do cantor Silva e o baiano Igor Kannario, primeiras atrações nacionais confirmadas para o Carnaval do Maranhão 2023.
“A festa nos bairros, na Beira-Mar e na Litorânea está apenas começando! Ainda teremos mais três finais de semana de folia em preparação para os cinco dias de carnaval, em fevereiro. Fique ligado na programação e aproveite!”, anunciou o secretário Yuri Arruda.
Confira a programação do Pré-Carnaval do Maranhão 2023 para o próximo final de semana (27 a 29 de janeiro):
27/01 (SEXTA-FEIRA) – Centro Histórico
16h – Cortejo de Blocos Tradicionais: concentração na Praça Deodoro, percurso pela Rua Grande e encerramento no Centro Histórico.
28/01 (SÁBADO) – Cidade Operária
16h – Jotha Junior
17h – Taty Estrela
18h – Resenha do Poder
19h – Erickson Andrade
20h30 – Groovae
22h – Fábio Alta Tensão
28/01 (SÁBADO) – Beira-Mar
16h – Akomabu
17h – Príncipe de Roma
18h – Escola de Samba Marambaia
19h – Banda da Confraria
20h – Olival Júnior e Samba da Tamarineira
21h – Gil Lemos
22h – Máquina de Descascar’Alho
29/01 (DOMINGO) – Litorânea
13h – Grupo Feijoada Completa
14h30 – Gargamel
16h – Jegue Folia
17h30 – Bicho Terra
19h – Erickson Andrade
Deixe um comentário