O Porto do Itaqui foi certificado, neste mês, como membro da AAPA – Associação Americana de Autoridades Portuárias, instituição internacional que representa os portos públicos dos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Caribe. Como membro, o porto público do Maranhão se beneficia dos extensos programas de capacitação da AAPA, desenvolvimento profissional, eventos anuais – como a Conferência da Primavera e a Convenção Anual – e das iniciativas de pesquisa, comunicação e conscientização pública da Associação.
“Foi uma honra para nós receber o convite para fazer parte do seleto grupo de portos membros da AAPA, instituição que fomenta o desenvolvimento portuário com formação, conexões e integração entre os portos. Vemos possibilidades de crescimento com o intercâmbio, inclusive atração de novos negócios para o porto público do Maranhão”, disse o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.
A missão da AAPA é promover os interesses comuns da comunidade portuária e fomentar a liderança nas áreas do comércio, transporte, meio ambiente e outros assuntos relacionados ao desenvolvimento portuário e suas operações.
Na qualidade de escola de liderança portuária, a instituição forma profissionais e executivos marítimos, preparando-os de acordo com as tendências do setor em busca de novas perspectivas. De acordo com a sua política de atuação, a AAPA “trabalha com seus membros para amplificar as principais mensagens da indústria e conduz educação pública e formuladora de políticas vitais que apoia o papel e o valor essenciais dos portos no hemisfério ocidental”.
Em 2021, o Porto do Itaqui participou da 29ª edição do Congresso Latino-americano de Portos, realizado pela AAPA em Cartagena, na Colômbia. O encontro reuniu autoridades portuárias para debater projetos atuais e futuros. Na ocasião, Ted Lago falou sobre resultados e potencialidades e apresentou o Porto do Itaqui Labs, programa de inovação do porto público maranhense durante um painel exclusivo para lideranças brasileiras.
Deixe um comentário