A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (13) a operação Anastase, para prender em Codó/MA uma pessoa acusada de integrar associação criminosa voltada para a prática de fraudes contra o INSS. O Suspeito foi identificado como Marcelo Senzala – presidente da Federação das Comunidades de Matriz Africana do Maranhão – AUCAC.
A conduta do preso consistiu em levar uma idosa ao cartório eleitoral de Codó, que, com uso de identidade falsa em nome de uma pessoa já falecida, fez renovação do cadastro de eleitor em nome dela, com a finalidade de fazer prova de vida perante o INSS e, assim, sacar o seu benefício previdenciário.
Com isso, os envolvidos praticaram os crimes de inscrição eleitoral fraudulenta, tentativa de estelionato previdenciário, uso de documento falso e associação criminosa. As penas somadas podem chegar a 20 anos e 8 meses de reclusão.
O nome da operação significa “ressureição” em grego, em analogia ao fato do acusado ter realizado prova de vida de alguém já falecido.
Esse Marcelo aí não vale nada mesmo. Existem muito mais crimes praticados por ele fazendo uso do dinheiro público. Negrão não gosta de trabalhar e quer levar uma vida que não pode. Para isso usa a cor da pele para conseguir dinheiro fácil do Governo Federal.
Em CODÓ ficaram poucos, o que tem de cartãozeiro nesta cidade .
esse marcelo negão nunca mim enganou mala sem alça
Ainda tem muito!!! Traficante e fraude contra o INSS tá cheio….
É! Muita gente rica em Codó sem dá um prego numa barra de são que é bem molinha.
Por esses e outros crimes, é que os processos legais demoram uma vida para dá certo, pq não é de interesse deles aí de dentro do INSS, bandos de BANDIDOS, se tivesse realmente punição pra eles, jamais isso continuariam. Mas infelizmente a policia federal se vende pra esses vagabundos e prática fraudulenta continua.
Um cara desse que chegou a roubar ferramentas na loja Gabriela construção…. não é novidade roubar idosos…. falta mais gente.
Por esse motivo fui em buscar de melhorias de vida em outras regiões do país. Saí de Codó pq uma cidade em quê o emprego é pouco e festa quase todos os dias as pessoas buscam dinheiro de forma mais fácil e essa é uma delas só não faz esses benefícios fraudulentos quem não os contatos.
[…] Preso nesta segunda-feira (13) por fraude contra o INSS, o presidente da Federação das Comunidades de Matriz Africana do Maranhão – AUCAC, Marcelo Senzala, foi notificado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que devolva aos cofres públicos recursos provenientes do Fundo Nacional do Meio Ambiente. […]