Nesta quinta-feira (14), a Polícia Federal deu início à Operação Falsioloquium, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraudes bancárias realizado por meio de abertura de contas com documentos falsificados. A ação está em andamento nos estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco e São Paulo.
A operação cumpre dois mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão, todos expedidos pela 16ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Juazeiro do Norte/CE, a pedido da Delegacia de Polícia Federal da cidade.
As investigações tiveram início em junho, quando um dos suspeitos foi preso em flagrante ao tentar abrir uma conta na Caixa Econômica Federal em Mauriti/CE, utilizando documentos falsos. A partir dessa prisão, os agentes descobriram que o indivíduo possuía um extenso histórico criminal e fazia parte de uma facção criminosa com atuação em várias localidades dos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. Outros dois suspeitos, também com antecedentes criminais, foram identificados como membros da organização.
Os acusados deverão responder por crimes como organização criminosa, falsificação de documentos públicos, uso de documento falso, estelionato qualificado e lavagem de dinheiro.
Deixe um comentário