A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) desarticulou uma organização criminosa responsável por aplicar golpes em farmácias de Teresina por meio da compra fraudulenta do medicamento Ozempic, utilizado para emagrecimento. Estima-se que os golpes tenham causado um prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil.

De acordo com o delegado Humberto Mácola, os criminosos se passavam por representantes de uma distribuidora de medicamentos da cidade de Picos e realizavam compras em farmácias da capital com cartões clonados. Após a aquisição, as compras eram canceladas pelos titulares reais dos cartões.

“Eles se faziam passar por uma distribuidora de Picos, o que lhes permitia enganar as farmácias, fazendo compras iniciais com cartões clonados e, em seguida, cancelando essas transações”, explicou o delegado.

Após a fraude, os medicamentos Ozempic eram enviados para Fortaleza, no Ceará, e posteriormente redirecionados para distribuidoras do estado. Durante as investigações, a DRCI identificou oito pessoas envolvidas na fraude, mas o delegado alertou que novas prisões podem ocorrer a qualquer momento.

A operação, que contou com mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, também resultou no bloqueio dos bens do grupo criminoso, conforme decisão judicial. A DRCI segue acompanhando o caso e realizando diligências para desmantelar completamente a organização.