Com o tema “ Até que todas vivam sem medo”, a Polícia Civil do Maranhão por intermédio do Departamento de Feminicídio, da Coordenadoria das Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Codevim) e da Delegacia Especial da Mulher (Dem), promoveu na tarde desta terça-feira (13) a abertura oficial da II Semana de Combate ao Feminicídio do Maranhão que segue até o próximo domingo (18). A semana é fruto da Lei de nº13.104, de março de 2015.

O projeto visa incentivar o diálogo e a conscientização de homens e mulheres para combater a violência doméstica e o crime de feminicídio. “Queremos conscientizar a sociedade, sobretudo os estudantes do ensino fundamental e o público em geral, acerca do tema violência de gênero e Feminicídio, frisando uma mudança cultural a fim de que o machismo seja extirpado da nossa cultura, para que, então, seja alcançada a justa e necessária igualdade de gênero”, salientou a delegada titular do Departamento de Feminicídio do Maranhão, Viviane Azambuja.

Dentre as autoridades presentes estavam o Delegado Geral Adjunto, Márcio Araújo; a Diretora do Codevim, Kazumi Tanaka; a representante da DEM, Ariana Meireles; a Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Adriana Amarante; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Jorge Luongo; a Coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Coronel Augusta; a Secretaria Estadual da Mulher, Terezinha Fernandes; Juíza Titular da 2ª Vara da Mulher, Lúcia Helena Heluy; a Diretora da Casa da Mulher Brasileira de São Luís, Susan Lucena entre outras autoridades.

A abertura foi realizada na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, com o ato de homenagens às vítimas de Feminicídio no Maranhão e com a entregas de Medalhas de Mérito Operacional aos Policiais da Patrulha Maria da Penha. Dentro da programação ainda estão previstas palestras e panfletagem, na quarta-feira (14) e quinta-feira (15), no sábado (17), uma caminhada simbólica será realizada na Avenida Litorânea. O encerramento da campanha será na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite com premiação de alunos vencedores do concurso que foi promovido em escolas públicas da capital, abordando o tema feminicídio, além de show com a Banda Filtro de Barro e cantoras convidadas.

Ascom