Na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) deflagrou a operação “Gabarito”, com o objetivo de desarticular um grupo suspeito de fraudar o concurso público da Guarda Municipal de Fortuna, realizado em 2022. A ação contou com a participação de 44 policiais civis, que cumpriram mandados de busca, apreensão e prisão nas cidades de Itapecuru-Mirim e Pedro do Rosário.

A operação resultou na execução de seis mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão. Além disso, três pessoas foram presas em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido (art. 12, do Estatuto do Desarmamento) e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Entre as apreensões estavam dois revólveres calibre .38 e uma pistola Glock calibre 9mm.

De acordo com a Delegacia de Polícia de São Domingos do Maranhão, um dos principais suspeitos, um homem de 37 anos residente em Itapecuru-Mirim, participou de diversos concursos públicos, utilizando documentos falsificados para realizar as provas em nome de outros candidatos. Em sua residência, foram encontrados 18 documentos de identidade com indícios de falsificação, que possivelmente foram usados em outras fraudes de concursos.

O investigado também é acusado de compartilhar o gabarito das provas com outros membros do esquema. No último concurso da Guarda Municipal de Fortuna, pelo menos cinco candidatos teriam sido aprovados com a ajuda do grupo criminoso.

As investigações sugerem que o grupo pode estar envolvido em fraudes em outros concursos no Estado do Maranhão. A PC-MA está compartilhando informações com outros órgãos de polícia judiciária para auxiliar no desmantelamento de esquemas similares em certames recentes.

Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados à unidade prisional de Itapecuru-Mirim, onde permanecerão à disposição da justiça da Comarca de São Domingos do Maranhão.