A Polícia Civil do Maranhão está à procura de Marcos Antônio, identificado em vídeos que circulam na internet segurando uma onça que ele teria matado. O animal foi abatido na noite de terça-feira (5), no povoado Bananalzinho, na cidade de Coelho Neto, a 340 km de São Luís.

No vídeo, gravado por um morador da região, Marcos aparece segurando o animal silvestre morto e expressando satisfação pelo ato. A exibição causou indignação nas redes sociais e mobilizou a polícia para investigar o caso.

Em depoimento, os pais de Marcos Antônio alegaram que ele atirou na onça em legítima defesa, afirmando que o animal teria ameaçado atacá-lo.

Caçar animais silvestres é crime ambiental

A caça de animais silvestres é considerada crime ambiental no Brasil, com pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa de até R$ 5 mil. De acordo com o artigo 29 da Lei nº 9.605, é proibido matar, perseguir, caçar, capturar ou utilizar espécies da fauna silvestre, nativas ou em rota migratória, sem autorização das autoridades competentes ou em desacordo com as permissões concedidas.