A Polícia Militar do Maranhão prendeu, na manhã desta terça-feira (20), quatro indivíduos suspeitos de envolvimento em uma tentativa de homicídio e no tráfico de drogas no bairro Codó Novo, em Codó (MA). A ação foi realizada por volta das 10h30 pela equipe da Força Tática do 17° BPM, após denúncia de disparos de arma de fogo na Rua Renato Archer.

Segundo a PM, populares informaram que vários indivíduos em três motocicletas estariam efetuando disparos no local. A guarnição se deslocou imediatamente e constatou a veracidade dos fatos. A vítima, identificada como Antônio Domingos Pinto Ribeiro, residente na própria rua, relatou que um dos atiradores seria Guilherme Santos Nogueira, conhecido como “Oião”.

Durante as diligências, os policiais localizaram e abordaram Antônio Alex dos Santos Bayma e Domingos Alves de Oliveira, que estavam em uma motocicleta Honda Titan preta, modelo CG 150, de placa NMP 3868. Na abordagem, Domingos foi flagrado com um revólver calibre 32 municiado.

Na sequência, os militares foram até a residência de Guilherme, onde a entrada foi autorizada pela esposa do suspeito. Dentro do imóvel, Guilherme inicialmente negou, mas depois confessou participação no crime. No local foram encontradas 46 porções de uma substância semelhante à cocaína, uma espingarda tipo bate-bucha, uma balança de precisão, R$ 64 em dinheiro trocado e uma motocicleta Honda Pop preta, de placa PTU 5F34, supostamente utilizada no crime.

Guilherme também revelou que parte dos disparos foi efetuada com um revólver calibre 38, emprestado por Luiz Felipe Cantanhede Teixeira, morador da Travessa Bené Figueiredo. Os policiais se dirigiram à residência de Luiz Felipe, que admitiu ter emprestado a arma, e indicou o local onde havia enterrado o revólver — ainda com duas munições intactas e uma deflagrada.

Outro suspeito identificado foi Felipe Cantanhede Teixeira, de 17 anos, apontado como participante da ação criminosa.

Ao final da operação, os quatro envolvidos — Guilherme Santos Nogueira, Antônio Alex dos Santos Bayma, Domingos Alves de Oliveira e Felipe Cantanhede Teixeira — foram conduzidos à 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Codó, juntamente com o material apreendido. Durante o deslocamento, Guilherme foi agredido por Luiz Felipe dentro da viatura, sofrendo um corte leve no rosto.

Material apreendido:

  • 46 porções de substância análoga à cocaína e porções de maconha

  • R$ 64 em dinheiro

  • Um revólver calibre 32

  • Um revólver calibre 38

  • Uma espingarda bate-bucha

  • Três relógios de pulso

  • Três correntes

  • Chaves dos veículos

  • Uma motocicleta Honda Pop preta

  • Uma motocicleta Honda Titan preta

A Polícia Civil dará prosseguimento às investigações.