A Plan International Brasil realiza nesta terça-feira (29/11), das 9h30 às 11h30, o seminário Elas por Elas: II Encontro de Empreendedorismo e Empoderamento Econômico para Meninas e Mulheres. O evento, realizado na Escola Cívico-Militar Nagib Buzar, terá uma manhã de palestras para destacar trajetórias, desafios e oportunidades para fomentar novas iniciativas locais, além de uma feira de negócios.
A mesa de abertura do evento terá a participação de representantes da Plan International Brasil, do Conselho da Mulher Empreendedora de Codó, da Alliance Química e do Sebrae. O seminário contará com uma palestra magna da psicoterapeuta Jordoa Moreira e uma apresentação da professora Naiane Mendes, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A agenda será concluída com uma roda de diálogo entre as participantes do projeto Empodera Elas, mediada por Ana Mentor, facilitadora de projetos da Plan, e Janayna Farias, da ONG parceira Ceape.
O evento faz parte do projeto Empodera Elas, voltado para mulheres de 18 a 35 anos, que tem como objetivo a formação de uma rede de mulheres empreendedoras e o fortalecimento do protagonismo das jovens mulheres. Elas participam de rodas de conversa sobre empoderamento, habilidades para a vida e geração de renda. Também recebem conhecimentos sobre gestão de negócios com mentoria e capital semente para o início de empreendimentos.
“O seminário Elas por Elas pretende pautar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado no último dia 19, destacando a importância do protagonismo das mulheres, compartilhando experiências exitosas, sem deixar de fazer menção aos desafios por elas enfrentados nesse caminho. O encontro busca ainda incentivar novos negócios e trazer os olhares para os empreendimentos criativos recém desenvolvidos pelas jovens do projeto Empodera Elas a partir de formações e mentorias”, explicou Gezyka Silveira, Especialista em Proteção e Desenvolvimento Infantil da Plan International Brasil.
Além de Codó, onde o projeto Empodera Elas tem o apoio da Chlorum Solutions por meio da Alliance Química, o Empodera Elas também é realizado em São Luís e Teresina (PI). No ano passado, 37 novos empreendimentos foram criados na capital. Em Codó serão 50 jovens formadas, além de outras 50 outras em São Luís e 47 em Teresina.
Sobre a Plan International
A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.
Sobre a Plan International Brasil
A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil ficou entre as 100 Melhores ONGs do país em 2021 e tem a certificação A+ no Selo Doar Gestão e Transparência, sendo também a melhor ONG no Maranhão. A Plan acredita que um mundo melhor para as meninas é um mundo melhor para todas as pessoas. E, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, conta com o apoio de embaixadoras como Ana Paula Padrão, Thainá Duarte, Joyce Ribeiro e Astrid Fontenelle.
Mais informações: www.plan.org.br
Deixe um comentário