Está chegando o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), reforça o potencial das meninas e promove o desenvolvimento em todas as fases de suas vidas. Para marcar a ocasião, a ONG Plan International Brasil realiza diversas ações ao longo do mês de outubro, especialmente com o movimento #MeninasOcupam, que promove ocupações de cargos públicos e privados nos estados que recebem programas e projetos da organização: Maranhão, Piauí, Bahia e São Paulo. Em Codó, no próprio dia 11, uma menina vai ocupar a Clínica Liv. Até o final do mês, mais uma menina participará de uma ação na Chlorum Solutions, que já abriu suas portas para ocupações nos últimos anos.

As ações do movimento #MeninasOcupam permitem que as jovens ocupem por algumas horas cargos de liderança em instituições, mostrando que a liderança também é um lugar para as meninas. Nas ocupações on-line, elas transmitem mensagens em vídeo ou participam de eventos ao vivo em perfis de redes sociais.

O #MeninasOcupam acontece no Brasil desde 2016. No ano passado, o movimento realizou 37 ações nos estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia e em São Paulo, e nas redes sociais. No total, 106 meninas de vários projetos participaram. Nos últimos anos, a Plan já promoveu centenas de ocupações como parte do movimento. No mundo todo, a Plan International registra anualmente mais de 1 mil iniciativas para o movimento em cerca de 80 países, organizados sob a hashtag #GirlsTakeover.

“O movimento #MeninasOcupam é uma ação muito inspiradora para as meninas. O contato direto com pessoas em posição de liderança é um estímulo para que se vejam em cargos de destaque, possam sonhar com isso e agir para mudar o próprio futuro. Nosso papel na Plan é atuar incansavelmente para garantir que os direitos das meninas sejam respeitados e cumpridos”, destaca Cynthia Betti, CEO da Plan International Brasil.

Campanha Acelere o Relógio
Neste ano, a Plan International Brasil promove a campanha Acelere o Relógio da Igualdade, que destaca ações necessárias para alcançar a paridade total de gênero. O Fórum Econômico Mundial tem um relógio que mede o progresso da igualdade de gênero no mundo. Por ele, faltam 134 anos para alcançarmos a igualdade. Assim, serão necessárias cinco gerações para a paridade total de gênero. De 2023 para 2024, o Brasil deu passos atrás neste relógio e regrediu 13 posições no ranking mundial.

Dados do relatório The Gender Snapshot 2024, divulgado recentemente pela ONU Mulheres, mostram que, de forma geral, há alguns avanços em relação à igualdade de gênero e ao empoderamento de meninas e mulheres em todo o mundo, mas o caminho a percorrer ainda é longo. Após grandes aumentos durante a pandemia de Covid-19, a parcela de meninas e mulheres que vivem em extrema pobreza enfim caiu para menos de 10%, por exemplo. Mas o relatório apresenta que nenhum dos indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5) está sendo alcançado.

“Não podemos admitir que ainda serão necessárias cinco gerações para alcançarmos a paridade total de gênero. Por isso, trabalhamos muito para acelerar o relógio da igualdade, para que meninas e mulheres desenvolvam seu potencial, tenham mais oportunidades e não enfrentem barreiras pelo simples fato de serem mulheres”, afirma Cynthia.

Para fomentar iniciativas pela igualdade de gênero, a Plan lança neste Dia da Menina o edital Acelere o Relógio da Igualdade. O fundo terá um recurso financeiro de R$ 400.000, que será distribuído a iniciativas em três categorias: Meninas e Jovens Mulheres Líderes; Coletivos, Grêmios e Movimentos Sociais e Organizações da Sociedade Civil. O objetivo é apoiar projetos que promovam a liderança, a participação ativa e a autonomia de meninas e jovens mulheres; contribuam para a erradicação das violências de gênero; impulsionem ações de advocacy lideradas por meninas e jovens mulheres e estimulem o aumento da participação econômica e política de jovens mulheres. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link: https://plan.org.br/fundo-acelere-o-relogio/ .