Na manhã desta quarta-feira (28/8), a Polícia Federal realizou uma operação para combater desvios de dinheiro público, fraudes em licitações e lavagem de dinheiro no município de Barão do Grajaú, na divisa com o Piauí.

De acordo com as investigações, os crimes teriam ocorrido entre 2014 e 2017, período em que servidores municipais movimentaram, em contas pessoais, mais de R$ 1.375.480,00, provenientes de transferências de empresas contratadas pela prefeitura.

Nesta quarta-feira (28), durante a operação denominada “Vis Habitus”, policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Balsas, em residências dos investigados em Barão de Grajaú. Os nomes dos suspeitos, no entanto, não foram divulgados.

Entre os itens apreendidos estavam aparelhos celulares, que serão submetidos à quebra de sigilo telemático para confirmar os crimes e identificar outros possíveis envolvidos. Também foram encontrados uma grande quantia de dinheiro em espécie, veículos de luxo e bens considerados incompatíveis com a renda dos investigados.

Se as suspeitas forem confirmadas, os investigados podem ser condenados por corrupção passiva, apropriação de verbas públicas, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e associação criminosa, com penas que podem chegar a 29 anos de prisão.