Profissionais podem receber salário médio de R$ 7.200, oferecendo aos seus clientes compras personalizadas de diversos produtos e serviços

 

Com a habilidade de oferecer aos seus clientes compras personalizadas de diversos produtos, o personal shopper pode alcançar uma média salarial que ultrapassa os R$ 7 mil. Num cenário de crescente demanda por serviços exclusivos e personalizados, a função tende a render uma carreira lucrativa e promissora. O profissional pode disponibilizar ainda serviços como consultoria de estilo, colorimetria, organização do guarda-roupa ou closet e sugestões de presentes.

Segundo pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a quantidade de pessoas dispostas a pagar por serviços e produtos personalizados tem aumentado. Para se ter uma ideia, a maioria dos consumidores, 73%, está disposta a desembolsar mais por produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos que sejam personalizados, por exemplo.

Além disso, conforme a associação, a personalização que, anteriormente, era exclusiva do mercado de luxo, passou a ser uma prática em processo de massificação, pois tem alcançado outros mercados adjacentes e novas classes sociais. Nesse contexto, o personal shopper encontra espaço para desenvolver suas atividades e ampliar seu escopo de atendimento e clientela. 

De acordo com o Glassdoor, a média salarial variável de um personal shopper – ou seja, incluindo bônus, gorjeta e participação nos lucros, conforme os relatórios enviados à plataforma – é de R$ 7.200 no Brasil. Os valores podem variar entre R$ 2.400 e R$ 22.200. As estimativas de salários atualizadas em março de 2024 tiveram como base 141 salários enviados de maneira sigilosa ao Glassdoor por profissionais que desempenham a função no país.

Trabalho do profissional inclui orientação exclusiva 

 

Personal shopper é uma expressão em inglês para descrever o profissional que oferece serviços de compras sob medida para seus clientes em áreas como moda e beleza, podendo também prestar assistência na escolha de presentes para mulheres, por exemplo. O trabalho é desenvolvido com o intuito de oferecer orientação sobre tendências e consumo para auxiliar o contratante a fazer escolhas mais conscientes e alinhadas às suas preferências, perfil, estilo e orçamento disponível. 

Conforme portais especializados em moda, carreira e vendas, o serviço de consultoria oferecido por um personal shopper é desenvolvido em três etapas principais. Num primeiro momento, é feita uma reunião com o cliente para discutir as suas preferências de estilo e necessidades. Essa é uma forma de trazer transparência em relação aos gostos e orçamento real disponível para as compras.

Em seguida, é preciso planejar a ação, elaborar uma lista de produtos desejados e identificar lojas e marcas a serem consultadas. A partir dessas escolhas, uma nova “peneira” é feita, selecionando as melhores opções até que todos os detalhes estejam conforme o combinado com o cliente.

A terceira etapa é a realização das compras por parte do personal. Ele é responsável ainda por organizar a entrega dos produtos ao cliente – que pode ser feita pessoalmente ou por envio à distância, dependendo da localização do destinatário. Existem profissionais que atuam fora do Brasil, selecionando e enviando produtos importados para facilitar o procedimento de compras internacionais, por exemplo. 

A partir de conhecimento especializado e atenção aos detalhes, o personal shopper sugere opções que se adequem ao estilo e gosto pessoal de cada pessoa. Na mesma medida, o profissional é preparado para selecionar presentes para homens. A compreensão das tendências e preferências masculinas facilita a sugestão de itens que correspondam ao estilo de vida e interesses individuais de cada um. 

O que é preciso para ser um shopper profissional

 

De acordo com portais de cursos voltados a essa função, para ser um personal shopper é importante se manter atualizado em relação aos estudos. A profissão não exige uma graduação específica, mas é importante ter conhecimentos sobre os princípios que guiam o mundo da moda, estar atualizado em relação às marcas existentes, às tendências e aos estilos clássicos e contemporâneos.

Conhecer os diferentes tipos de corpo humano e os melhores tecidos e materiais  disponíveis para se adequarem a diferentes eventos e situações também é uma habilidade relevante para a profissão. Além disso, ter sensibilidade cultural e estar antenado a assuntos como previsão de tendências, proporções, moda sustentável, teoria das cores e ética de consumo são outros aspectos importantes para um personal shopper oferecer um serviço satisfatório.

Como é necessário estabelecer uma relação de confiança com os clientes, é recomendável que os profissionais dessa área desenvolvam capacidades de comunicação. Ouvir atentamente os desejos do consumidor, como suas preferências de estilo e orçamento, compreendê-los e fornecer recomendações personalizadas pode ajudar a garantir uma experiência de compra positiva.

Ter atenção aos detalhes é outra habilidade necessária para esse profissional, segundo os especialistas. Para isso, é preciso ter discernimento na hora de analisar os elementos que compõem as peças de um look, por exemplo, desde os tecidos, passando pela modelagem, até os acessórios.

Nesse universo, o networking também é fundamental, já que a relação com designers, retalhistas e estabelecimentos como lojas, butiques e brechós pode ser um diferencial no mercado e um caminho para atrair clientes. É possível conseguir descontos exclusivos e acesso a novas coleções, por exemplo.