O município de Peritoró, no Maranhão, alcançou o seu melhor desempenho na série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Os dados do IDEB 2023, divulgados na quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação, destacam o progresso significativo da educação no município.

Segundo os dados, a rede municipal de Peritoró obteve uma nota de 4,9, a maior já registrada pela cidade desde que o IDEB foi implementado, em 2005. Em comparação, no IDEB de 2019, a cidade havia alcançado apenas 3,3 nos anos finais do ensino fundamental, mas, em 2023, essa nota subiu para 4,0, um marco importante para a educação local.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, a rede municipal também obteve a nota de 4,9, atingindo a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Em relação ao IDEB 2021, quando a nota foi de 4,3, o crescimento foi expressivo. Para efeito de comparação, a média do IDEB nacional é de 4,6, enquanto no Maranhão é de 4,3. Com os resultados de 4,9 nos anos iniciais e 4,0 nos anos finais, Peritoró mostra um avanço histórico na qualidade da educação.

Para o prefeito de Peritoró, Dr. Júnior, o resultado do IDEB é fruto de um trabalho conjunto e do compromisso do município com a educação. “Alcançamos o melhor resultado no IDEB em toda a história de Peritoró! Parabéns a todos os educadores que compõem o sistema educacional municipal de Peritoró, aos zeladores, agentes de portaria, merendeiras, nutricionistas, administrativos, professores, monitores, condutores, à SEMED, e, principalmente, às famílias de Peritoró e a todos os nossos alunos pela excelente evolução da nossa educação!”, celebrou o prefeito Dr. Júnior.