Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso nesta quarta-feira (8) sob suspeita de envenenar um baião de dois que resultou na morte de quatro pessoas de sua família em Parnaíba, litoral do Piauí. O crime aconteceu no dia 1º de janeiro deste ano.

Ao todo, nove pessoas da mesma família ingeriram o alimento contaminado com terbufós, uma substância tóxica utilizada como inseticida. As vítimas fatais foram:

  • Manoel Leandro da Silva, 18 anos (enteado de Francisco);
  • Francisca Maria da Silva, 32 anos (irmã de Manoel e mãe das crianças);
  • Lauane da Silva, 3 anos;
  • Igno Davi da Silva, 1 ano e 8 meses.

Uma menina de 4 anos permanece internada em estado grave no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Outras quatro pessoas, que também consumiram o alimento envenenado, receberam alta médica.

O envenenamento

De acordo com a Polícia Civil do Piauí, o veneno foi adicionado ao arroz no dia 1º de janeiro, já que o mesmo alimento havia sido consumido na noite de réveillon sem causar problemas. O delegado Abimael Silva afirmou que “o veneno só poderia ter sido colocado na comida de forma intencional”.

O Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou a presença de terbufós em grande quantidade no arroz. A substância, altamente tóxica, ataca o sistema nervoso e é usada na composição do “chumbinho”. Sua venda é proibida no Brasil.

Outro caso semelhante

Em agosto de 2024, dois meninos da mesma família morreram após ingerirem cajus envenenados com a mesma substância. No entanto, a polícia descarta qualquer ligação entre os dois casos. Na ocasião, uma vizinha foi presa acusada de duplo homicídio.

Investigação em andamento

Francisco de Assis foi levado à delegacia para ser interrogado, e a Polícia Civil segue investigando a autoria e a motivação do crime.