É bastante comum cometer vários erros ao aprender alguma coisa, e com o aprendizado de inglês não poderia ser diferente. Porém, com algumas dicas básicas e um pouco de cuidado por parte do aluno, grande parte desses erros podem ser evitados, e é exatamente isso que vamos falar ao longo do conteúdo.

Com as nossas dicas, além de saber quais são os erros mais comuns ao aprender inglês, você também vai aprender como evitá-los. E para isso, basta acompanhar até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

Achar que precisa de prazo para aprender inglês

Um dos erros mais comuns ao aprender inglês e que você precisa evitar a todo custo é colocar prazo para aprender o idioma. Sabe aquela coisa de “aprenda inglês em 1 ano”? Não é exatamente assim que a coisa funciona.

Isso porque cada um aprende de um jeito, em um ritmo diferente. Além disso, o seu objetivo ao aprender o idioma, bem como a sua rotina de estudos e a sua vida cotidiana também vão influenciar no tempo que você leva para aprender inglês. 

Então, não fique colocando prazos para aprender o idioma, e sim defina objetivos realistas de acordo com a sua rotina.

Não definir os objetivos de aprender o idioma

O segundo maior erro ao aprender inglês é provavelmente um dos mais difíceis de se resolver, uma vez que muita gente não enxerga isso como um problema. A bem da verdade é que para tudo na vida precisamos de objetivos, não é mesmo?

Seja conseguir uma promoção no emprego ou aprender um idioma, é preciso definir objetivos para conseguir focar e, consequentemente, alcançar esses objetivos. Porém, muita gente só começa a aprender inglês sem um objetivo definido, o que leva o aluno a ficar andando em círculos no idioma, sem evoluir os conhecimentos.

Por isso, pense naquilo que você quer alcançar ao aprender inglês, seja para uma promoção, uma vaga melhor de emprego, para viajar ao redor do mundo ou até mesmo para jogar jogos online e conversar com estrangeiros.

Ao definir esses objetivos, vai ser muito mais fácil entender onde você precisa focar os seus estudos no idioma.

Não escolher coisas que te interessam

Outro erro bem comum ao aprender inglês é o de escolher qualquer material para começar a estudar, sem levar em consideração se o conteúdo é interessante para você ou não.

Por exemplo, ler um livro de gramática em inglês que foi feito para uso de professores pode não dar a melhor experiência de estudo, não é mesmo? Ou assistir aulas de inglês geral quando você poderia focar seus estudos em um curso de inglês técnico online.

E esse é um dos erros mais fáceis de evitar, uma vez que você só precisa levar em consideração aquilo que te interessa e trazer isso para os seus estudos de inglês.

Filmes, livros, séries, jogos, tudo pode ser usado para o aprendizado do idioma, mesmo que não se trate de um conteúdo didático.

Julgar seu progresso com o de outras pessoas

Outro erro bastante comum ao aprender inglês é ficar julgando o seu progresso no idioma com o de outras pessoas. Isso porque, cada um tem um ritmo de aprendizado diferente, bem como rotinas diferentes.

Ou seja, quem tem facilidade de aprender idiomas e tem 3 horas por dia para estudar o idioma vai conseguir aprender mais rápido do que alguém que só pode estudar por 1 hora diariamente.

E mais: ao julgar o seu progresso, você vai começar a se sentir desmotivado a continuar estudando, o que não vai ajudar em literalmente nada no seu aprendizado do idioma.

Apenas frequentar aulas de inglês não vai ser o suficiente para aprender

O último erro ao aprender inglês é que muitos acham que apenas frequentar as aulas é o suficiente para aprender o idioma. Isso porque, além das aulas, o aluno precisa praticar o que aprendeu, de forma a memorizar aqueles conteúdos, caso contrário, as aulas vão servir para bem pouco.

Então, além das aulas, é preciso ter uma rotina de estudos sozinho, com exercícios escritos, de conversação e de compreensão oral.

Agora você já sabe quais são os erros mais comuns ao aprender inglês e como evitar cada um deles. Então que tal colocar tudo isso em prática agora mesmo?