As gorduras boas ajudam na saúde cardiovascular, na cerebral e no controle do colesterol.
Quando se fala em alimentos com gordura, muitas pessoas já imaginam uma porção de batata frita, um hambúrguer gigante ou um pastel de feira. É comum que nossa mente associe a palavra gordura a alimentos fritos e não muito saudáveis, mas a realidade não é bem assim. Existem diversos alimentos ricos em gorduras boas.
O salmão, as nozes e até mesmo o abacate que você consome no dia a dia possuem gorduras boas. E esse fator é muito importante, considerando que as gorduras também são essenciais para o organismo. São elas que te dão energia, aumentam a sensação de saciedade e ajudam até mesmo na absorção de vitaminas.
Afinal, o que são gorduras boas?
Antes de mais nada, é essencial saber que não existe apenas um tipo de gordura. Apesar da palavra ser usada de modo geral, existem diferentes “categorias”, que têm efeitos distintos no nosso organismo. Podemos dividi-las em gorduras saturadas, gorduras trans e gorduras insaturadas.
As gorduras trans são aquelas que vêm à nossa mente quando ouvimos a palavra. Elas estão presentes principalmente nos alimentos ultraprocessados encontrados no mercado. Já as saturadas podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como carnes e derivados do leite.
Por fim, as gorduras insaturadas são as que podemos considerar boas. Elas estão presentes em vários alimentos vistos como saudáveis, e eles de fato são! Essa gordura está presente no abacate, nas nozes e no azeite usado para temperar saladas.
Benefícios para a saúde
Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de gordura e qual deles é considerado “bom”, pode estar com uma dúvida: como o consumo pode trazer benefícios à saúde? Essa é uma questão bem comum, já que não estamos acostumados a associar gorduras com algo positivo e saudável.
As gorduras insaturadas trazem consigo os ácidos graxos, como os monoinsaturados e polinsaturados. O primeiro pode ser encontrado no azeite e contribui para a saúde cardiovascular. Já o segundo é essencial para a função do cérebro e do coração e é mais popularmente conhecido. Um exemplo disso são o ômega-3 e o ômega-6.
Além dos benefícios trazidos para o sistema cardiovascular e o cerebral, o equilíbrio no consumo do ômega-3 e ômega-6 colabora para o equilíbrio inflamatório do corpo. A pele e os ossos também são beneficiados e, diferente do que se pensa, o consumo das gorduras boas ajuda no controle do peso.
Alimentos ricos em gorduras boas
É fácil identificar quando um alimento frito ou ultraprocessado tem gorduras, afinal, já estamos acostumados com essa categoria. As gorduras boas, por sua vez, são mais difíceis de serem percebidas e é preciso pesquisar mais sobre os alimentos para entender onde elas se encontram.
O abacate é um dos exemplos! Ele ajuda principalmente na saúde digestiva, fazendo com que o intestino de quem consome fique mais regulado e passe a funcionar melhor. O alimento também auxilia na eliminação de toxinas.
As nozes, conhecidas por quem se alimenta de forma mais saudável, também possuem gorduras boas. Elas colaboram principalmente para o controle do colesterol, diminuindo o que chamamos popularmente de “colesterol ruim”.
Já o azeite é mais associado à gordura, porém de forma positiva. A realidade também é essa, o alimento contribui para a redução do colesterol ruim e para o aumento do que é considerado “colesterol bom”.
A importância do equilíbrio
Por muito tempo, as gorduras foram consideradas vilãs da saúde e da estética. Hoje, sabemos que não é tão simples assim e, além de existirem diferentes tipos de gordura, nenhuma delas está 100% proibida de ir para o prato.
As gorduras trans e saturadas devem ser evitadas, mas podem ser consumidas naquele aniversário ou data especial. Já as gorduras boas estão mais presentes no dia a dia do que imaginamos e podem trazer diversos benefícios. O importante é manter sempre o equilíbrio!
Deixe um comentário