A live “COLETIVO NÚCLEO  – 5 anos” que foi idealizada, produzida e realizada pelo Coletivo Núcleo de Codó  chamou muito a atenção nesse último fim de semana pela diversidade de apresentações e principalmente pela qualidade da equipe técnica por trás do evento virtual: as imagens e captação de som ficaram por conta da equipe da RS Studio Produções – que optou por um interação  dinâmica  entre as atrações e a câmera –  além  do trabalho feito pela equipe da Ribeira Net garantindo velocidade na conexão e acesso em tempo real para a audiência, todos eles parceiros essências na realização  do evento.

Realizada no último sábado, dia 24 de abril, a celebração pelo quinto aniversário do movimento cultural jovem de Codó reuniu em sua programação outros movimentos culturais, iniciativas educativas, grupos de dança, teatro e apresentou o que é e o histórico das ações desenvolvidas pelo Coletivo Núcleo.  Dj Fabiano Sardinha que há  mais de 20  anos desenvolve a arte da discotecagem em Codó e  região foi a primeira atração  da noite fazendo uma hora de mixagens sendo prestigiado por outros DJs de várias  regiões do país.  O grupo não  esqueceu de homenagear  a cultura afro brasileira presente nos terreiros da cidade saudando o orixá  Ogum que é  o patrono do movimento.   Orlando Matos e João Batista da Banda Ressoar entoaram afoxés das pastorais da Igreja Católica, em especial a Pastoral Afro e também canções da MPB.  O Movimento Hip Hop local esteve presente com a crew Expressão Urbana que também organiza a Batalha de Rima que acontece  às  segundas-feiras na Praça de São Sebastião. A noite ainda contou com apresentações de dança-teatro com as peças  NEGROS da Companhia de Artes TeAfro  e a OYÁ parceria com o grupo Angels Dancers. Para encerrar a noite ainda teve performance de Os Afro ao som do kuduro e  Mano Robson cantando clássico do seu repertório, apresentando sua nova música de trabalho e encerrando com homenagem ao Racionais Mc’s.

A repercussão positiva  não  se limitou apenas a Codó, o evento contou com audiência de Caxias, Vargem Grande, Timbiras, Coroatá, Itapecuru, São Luís, Teresina, Goiás e na Bahia.

Isso motivou a reapresentação do evento  no formato programa de rádio, ou poadcast, pela RÁDIO E TV QUILOMBO do território quilombola Rampa na cidade de Vargem Grande.

Sobre essa iniciativa ouvimos  RAIMUNDOJOSÉ DA SILVA LEITE, o RAIMUNDO QUILOMBO ou DUNGA como é conhecido em sua comunidade.

– Raimundo Quilombo, por que apresentar a live de aniversário do Coletivo Núcleo a comunidade do território de Rampa?

O PRINCIPAL ITEM DA RETRANSMISSÃO DA LIVE TOP DO COLETIVO NÚCLEO  CODÓ É O ESPÍRITO DE LUTA QUE TEM DE PROMOVER MUDANÇA NA VIDA DA JUVENTUDE, POIS A JUVENTUDE TRANSFORMADA SABEMOS QUE TEM O PODER DE TRANSFORMAR TAMBÉM A VIDA DOS MAIS VELHOS E DAS CRIANÇAS, E O COLETIVO NÚCLEO ABRE UM ESPAÇO NÃO APENAS PARA A CULTURA DO POVO PRETO O QUE JÁ É FANTÁSTICO E NECESSÁRIO, MAS TAMBÉM ABRE ESPAÇO PARA O AMOR, PARA A JUVENTUDE SE ENCONTRAR E ENCANTAR NESSE LINDO ESPAÇO O ACONCHEGO E DIGNIDADE QUE PRECISAM PARA REALIZAR SEU SONHOS.

– E a Rádio e TV QUILOMBO,onde podemos encontrar o conteúdo produzidos pela juventude quilombola?

A TV QUILOMBO ESTÁ NO INSTAGRAM, FACEBOOL E CANAL NO YOU TUBE, E TEMOS TAMBÉM A MEDONHA, A NOSSA RÁDIO QUILOMBOLA 105.9 FM QUE NUM RAIO DE 15KM DO NOSSO QUILOMBO TRANSMITE PROGRAMAÇÃO DIÁRIA DE MUTOA CULTIRA NEGRA FEITA PELA COMUNIDADE E PARA A COMUNIDADE : 3 QUILOMBOLOS TITUALDOS E 3 COMUNIDADES NÃO QUILOMBOLAS.

A transmissão da live “COLETIVO NÚCLEO  – 5 anos” foi feita pelo  canal Blog do Acélio e está  no Youtube disponível no YouTube.

TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO COLETIVO NÚCLEO