Uma operação conduzida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-MA) com o apoio de forças de segurança e duas organizações não governamentais resultou no resgate de 472 animais silvestres no estado do Maranhão. A operação teve a duração de 10 dias e ocorreu em uma área que abrange a BR-230.

Esta iniciativa concentrou-se nas cidades de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Loreto, São Domingos do Azeitão e Paraibano. De acordo com as autoridades policiais, os animais traficados estavam destinados a serem ilegalmente comercializados em feiras na Bahia e em Pernambuco.

A maioria das espécies resgatadas eram papagaios. Entre os animais, quatro espécies habitam as regiões de cerrado do Maranhão. Os traficantes aproveitavam o período de reprodução para armar armadilhas nos ninhos e furtar os filhotes.

Muitas das aves apreendidas corriam o risco de morrer durante o transporte. No total, 31 pessoas enfrentarão acusações de crimes ambientais e maus-tratos, e as multas associadas podem exceder R$ 1 milhão.

Além dos papagaios, aves de menor porte que estavam em gaiolas foram resgatadas e posteriormente devolvidas à natureza. No entanto, alguns dos papagaios estão sob os cuidados de abrigos, onde uma equipe de veterinários e biólogos irá alimentá-los até que estejam em condições de retornar ao ambiente natural.

De acordo com o Grupo de Enfrentamento ao Crime Ambiental da Polícia Rodoviária Federal, a cada ano, pelo menos 5 mil animais são resgatados em operações de combate ao tráfico de animais silvestres.

Com informações de O Imparcial