Pesquisadores da Universidade de Genebra (Unige), na Suíça, afirmam ter desvendado um dos dilemas mais antigos da humanidade: afinal, o que surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? A resposta, segundo o estudo, é o ovo.

A pesquisa identificou um organismo unicelular chamado Chromosfera perkinsii, encontrado em sedimentos marinhos no Havaí em 2017, mas que existe na Terra há bilhões de anos, muito antes do surgimento dos primeiros animais. Esse organismo é capaz de formar estruturas que lembram embriões, dando pistas de que a formação de estruturas semelhantes a ovos antecedeu a própria evolução dos animais.

Os cientistas observaram que, ao atingir seu tamanho máximo, a célula do C. perkinsii se divide, mas mantém sua dimensão original, formando colônias multicelulares. Essas colônias apresentam características que lembram o desenvolvimento embrionário dos animais, persistindo por cerca de um terço do ciclo de vida desse organismo. Elas também incluem ao menos dois tipos de células, algo surpreendente para uma espécie unicelular, segundo os pesquisadores.

“Embora seja um organismo unicelular, seu comportamento mostra processos de coordenação e diferenciação celular que associamos a organismos multicelulares, muito antes de os animais existirem na Terra”, explicou Omaya Dudin, professora de bioquímica e líder da pesquisa.

Os cientistas da Unige apontam ainda que o C. perkinsii pode ter evoluído de forma independente ao longo de milhões de anos, adquirindo a capacidade de formar embriões. Essa descoberta pode ajudar em estudos de fósseis de 600 milhões de anos com estruturas semelhantes a embriões, que até então desafiavam a compreensão tradicional sobre o surgimento da vida multicelular.