Saiba quais critérios precisam ser atendidos para uma cerveja ser considerada de qualidade.
Além de popular em vários locais, a cerveja é uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Seja em um bar, em uma festa com amigos ou em casa, essa bebida pode tornar qualquer momento mais agradável. Mas o que realmente define uma boa cerveja? Quais são os critérios que distinguem as cervejas de qualidade? Será que há diferenças entre o sabor e aroma, a qualidade dos ingredientes e o processo de produção?
Entender ao certo todas as nuances entre os variados tipos de cerveja ajuda o consumidor a escolher melhor suas bebidas e apreciar as de boa qualidade. Diante disso, confira os detalhes a seguir.
Para entender melhor
Para sanar as dúvidas sobre essa bebida que é uma paixão nacional, nada melhor do que alguém com conhecimento total sobre o assunto. Por isso, para obter uma perspectiva mais aprofundada sobre o que define uma boa cerveja, entrevistamos Aline Ferreira, sommelier de cervejas com anos de experiência na indústria cervejeira.
Para auxiliar na compreensão do tema, ela compartilhou algumas informações valiosas sobre técnicas de produção, variedades de lúpulo e malte e a importância do processo de fermentação.
Segundo Aline, temos em circulação mais de 150 estilos de cerveja, portanto a variedade e as combinações são amplas. Existe um fator único que diferencia cada uma dessas opções: sua intensidade e proporção dos ingredientes, como água, lúpulo, levedura e, claro, o malte.
Em território brasileiro, graças ao clima tropical e quente, aderimos ao estilo popular de cerveja Pilsen, opção mais leve, de baixo amargor e leve maltado. Porém, aqueles que possuem maior entendimento sobre o assunto já optam por outros estilos, como a American Ipa (India Pale Ale), que ficou conhecida pelos amantes de cerveja artesanal como a cerveja intensa de álcool, sabor e aroma de lúpulo.
O que define uma boa cerveja?
Quando falamos de critérios práticos que definem uma boa cerveja, Aline ressalta. “O drinkability, como chamamos a facilidade em beber, é um fator essencial para uma cerveja ser boa. Depois, o equilíbrio entre os ingredientes pode ser um fator de avaliação. Geralmente para avaliar, utilizamos um guia que determina o que esperar de cada estilo, e, numa avaliação, consideramos aroma, sabor, aparência e sensação de boca”.
Além disso, ela completa que, por meio do aroma e sabor, é possível identificar as características do malte, o tipo e a intensidade de tosta, que podem indicar notas de pão, chocolate e até café. Já o lúpulo pode apresentar notas frutadas, terrosas, herbais e florais. Por fim, a fermentação pode proporcionar notas frutadas e até condimentadas.
“Na aparência, avaliamos a espuma, a cor e a turbidez da cerveja. Na sensação de boca avaliamos o corpo, a intensidade de carbonatação (o gás), o nível de aquecimento alcoólico e até o retrogosto, que é a sensação e o sabor que ficam na boca depois de engolir a cerveja”, completa Aline.
Produção da cerveja
Muitos fatores são avaliados para ter a certeza de que a cerveja é realmente de qualidade. Por isso, os cuidados que envolvem a produção da cerveja para um bom resultado final são extensos e variam desde a seleção de ingredientes até o controle de temperatura e também um protocolo de limpeza e sanitização, como explica a sommelier.
A origem e o frescor do insumo para os produtores de cerveja são fatores cruciais, pois é a partir desse ponto que cada técnico irá determinar o que é um bom ingrediente para a produção da bebida.
Um detalhe para saber se existe alguma falha na fabricação da cerveja é a falta de espuma e carbonatação (gás). Essa falta é caracterizada como um defeito comum, que depende muito dos processos, tanto de fabricação quanto de armazenamento. Caso a cerveja esteja assim, Aline informa que isso pode indicar que a bebida passou por um congelamento e descongelamento, deixando-a mais aguada e sem gás. Já outro defeito muito fácil de identificar é se a cerveja está ácida. Isso pode indicar algum problema no processo ou envase.
Como visto até aqui, muitos fatores definem se uma cerveja é boa. Graças à expertise de Aline, que presenteou cada entusiasta de cerveja com seus conhecimentos, será possível identificar melhor cada uma das 150 opções disponíveis no universo cervejeiro.
Deixe um comentário