Foto: Eitan Abramovich/AFP

A verdade é que os torcedores do Botafogo têm motivos de sobra para zoar os rivais após a brilhante temporada de 2024. Em seis clássicos disputados no Brasileirão, diante de Fluminense, Vasco e Flamengo, o Glorioso saiu com cinco vitórias e um empate. Uma invencibilidade gigantesca.

 

Nem o Flamengo de 2019 conseguiu tal feito. É um recorde absoluto entre os rivais regionais. Empolgado para a temporada 2025? Fique de olho nas notícias do Fogão.

 

No 1º turno, o Botafogo de Artur Jorge venceu o Fluminense por 1 a 0, bateu o Flamengo por 2 a 0 e empatou com o Vasco em 1 a 1. Na segunda parte do campeonato, goleou o Flamengo, 4 a 1. Também passou o carro no Vasco, 3 a 0, e ganhou do Flu por 1 a 0. Em clássicos, terminou com 88,9% de aproveitamento.

 

 

Foto: divulgação/BFR

 

Botafogo 4 x 1 Flamengo

 

A vitória mais festejada pelos botafoguenses foi, sem dúvida, o 4 a 1 em cima do Flamengo. O Glorioso fez uma partida de almanaque e mostrou de uma vez por todas que o lugar da equipe era na liderança do Brasileirão.

 

Os rivais fizeram um confronto direto pelo primeiro lugar no campeonato e a superioridade alvinegra falou mais alto. A defesa do Flamengo não conteve o ataque composto por Luiz Henrique, Savarino e Igor Jesus.

 

Logo aos três minutos, Mateo Ponte abriu o placar para o Fogão após lançamento incrível de Marlon Freitas. Aos 23, foi a vez de Léo Ortiz quebrar a linha e deixar Bruno Henrique na boa. Com isso, o Flamengo empatou.

 

Na segunda etapa, o show começou. Primeiro, Igor Jesus colocou o Botafogo na frente. Nos minutos finais, Matheus Martins entrou e tornou a festa completa. Em 10 minutos, o atacante fez dois gols e a goleada de 4 a 1 foi construída. E poderia ter sido mais, Thiago Almada perdeu um pênalti. Fogão mais líder do que nunca.

 

Botafogo 3 x 0 Vasco

 

Outro jogo memorável para a torcida alvinegra é o triunfo sobre o Vasco. Pela facilidade que o Botafogo encontrava de chegar no campo de defesa do adversário, o cenário era de total humilhação. A equipe treinada por Artur Jorge se sentiu muito à vontade na partida e venceu de forma soberana.

 

Em cruzamento perfeito de Alex Telles, Savarino mandou de primeira para o gol, 1×0. Em toque de bola envolvente, Luiz Henrique fez um dos gols mais bonitos do Brasileirão 2024, deixando o Vasco com expressão de derrotado. Em menos de 15 minutos, já estava 2 a 0.

 

Voltando de lesão, Junior Santos ainda fechou o caixão e levou a torcida ao delírio. 3 a 0 Botafogo no Nilton Santos, estádio que virou o caldeirão do Botafogo nos últimos dois anos.

 

Não é à toa que esse time conquistou a tão falada ‘dobradinha’, isto é, Libertadores e Brasileirão na mesma temporada. Não teve para ninguém.