O ano de 2020, inesperadamente, surpreendeu em escala global as mais diversas áreas, principalmente a da saúde, devido a declaração de pandemia no dia 11 de março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) proveniente do novo coronavírus (COVID-19) que provocou a disseminação acelerada de infecções respiratórias. Por outro lado, garantir o desenvolvimento de novas alternativas para o ensino diante desse contexto, tornou-se fator desafiador, visto que há necessidade de enfrentar as desigualdades sociais, demográficas e tecnológicas encontradas em nosso País.
Ao refletirmos sobre a realidade da pandemia do novo Coronavírus, percebemos que o ensino remoto está sendo uma estratégia para continuidade do calendário acadêmico no Centro de Estudos Superiores de Codó – CESCD-UEMA, o que não diverge de outras IES. Porém, essa modalidade de ensino agravou, ainda mais as lacunas existentes, evidenciando as fragilidades, tanto no ensino, quanto na aprendizagem, tornando emergente a discussão e resoluções desses impasses para inovar e dinamizar o processo ensino aprendizagem.
Durante a pandemia da COVID-19, foram publicados documentos importantes definidos pela Administração Superior da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, sob a liderança do Magnifico Sr. Reitor, Gustavo Pereira da Costa, com a anuência dos Órgãos Colegiados, que nortearam a execução das atividades desde o início do período letivo 2020, a saber: Portaria Normativa n.º 39/2020-GR/UEMA, que trata da suspensão do Calendário Acadêmico 2020 a contar de 23 de março de 2020; Resolução nº 1421/2020 que estabeleceu diretrizes para a retomada das atividades educacionais de forma remota nos períodos 2020.1 e 2020.2; e Resolução N.º 1422/2020-CEPE/UEMA que estabelece procedimentos e regras a serem adotados para retorno de estágio, aulas práticas, atividades de pesquisa realizadas por aluno de graduação e defesas de trabalho de conclusão de curso, no âmbito da UEMA.
Diante desse contexto, muitas situações estão ocorrendo na perspectiva de superação dos desafios impostos pelo período pandêmico, porém, apesar das determinações propostas pela Universidade em relação aos procedimentos administrativos e pedagógicos, ainda existem etapas em fase de avaliação e reorganização. Entretanto, o CESCD/UEMA busca aperfeiçoar e superar as dificuldades no cotidiano como por exemplo: auxílio emergencial de internet com distribuição de chips pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis-PROEXAE/UEMA, formação continuada aos professores, utilização de plataformas online, tendo como base a plataforma SIGUEMA, mecanismos de acesso às bibliotecas digitais e físicas, dentre outras. Dessa forma, toda e qualquer prática docente e ou discente contrária as orientações normativas são repudiadas, ressaltando ainda que frequentemente, reunimos com diretores de curso, professores e comunidade acadêmica a fim de solucionar demandas relacionadas ao processo ensino aprendizagem que está constantemente em avaliação, de modo especial devido ao ensino remoto em tempos de pandemia.
Direção e Colegiado do CESCD/UEMA
Deixe um comentário