Não é novidade que a internet desempenha um papel fundamental na sociedade contemporânea. Nos últimos anos, observamos um aumento constante no número de pessoas que adotam meios digitais para realizar suas atividades cotidianas e de lazer. Diante desse cenário, surgiram diversas inovações para atender a essa crescente demanda, destacando-se iniciativas como o metaverso, que visa criar uma realidade alternativa totalmente virtual.

Contudo, não é necessário ir tão longe, como no contexto do metaverso, para desfrutar de todas as possibilidades oferecidas pela internet. A conveniência proporcionada pela rede coloca praticamente tudo ao alcance das mãos. Por esse motivo, muitas empresas, que antes dependiam de espaços físicos para operar, agora atuam online, eliminando a necessidade de despesas adicionais com estoque e pessoal. Um bom exemplo disso é o ramo de apostas esportivas, que opera digitalmente e teve um crescimento significativo nos últimos anos.

Essas transformações não se limitam apenas às empresas, mas também afetam os cidadãos comuns, que experimentaram uma significativa evolução em seus padrões de relacionamento e comunicação devido ao crescimento da internet. As redes sociais, por exemplo, redefiniram a maneira como as pessoas interagem, assim como a forma como o conteúdo é produzido e consumido.

Apesar de todas essas mudanças impulsionadas pela internet, nem todos têm um conhecimento aprofundado sobre a sua história. Por isso, decidimos reunir algumas curiosidades sobre a internet que provavelmente você ainda não sabia. Confira quais são elas:

Criação da Arpanet, o início de tudo

Durante o auge da Guerra Fria, em meio aos receios dos Estados Unidos de um possível ataque militar por parte da União Soviética, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (ARPA – Advanced Research Projects Agency) desenvolveu um sistema de compartilhamento de informações destinado a facilitar estratégias de guerra entre pessoas geograficamente distantes.

Esse sistema recebeu o nome de Arpanet, em alusão ao departamento de defesa americano. Assim, em 29 de outubro de 1969, estabeleceu-se a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, marcando o envio e recebimento bem-sucedidos do primeiro e-mail na história.

Criação do www

21 anos depois da criação da internet, o cientista, físico e professor britânico Tim Berners-Lee desenvolveu um navegador ou browser, a World Wide Web. Sua criação foi responsável por apresentar ao mundo a forma que nós costumamos utilizar a internet atualmente.

O acesso à rede só é possível graças à presença de um navegador, portanto, é correto afirmar que Lee foi o principal desenvolvedor do modelo que acessamos cotidianamente.

Invenção dos Emoticons

Comunicar-se por meio de emoticons tornou-se uma prática comum para a maioria das pessoas, mas essa forma de expressão virtual teve seu início graças ao professor Scott Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, em 1982. Na época, o professor participava de um grupo online com colegas do departamento de Física da faculdade.

Com o objetivo de evitar interpretações equivocadas, Fahlman desenvolveu um método que mais tarde seria adotado por todos os usuários da rede. Ele utilizava o símbolo “:-)” para indicar situações de ironia e piada, e o símbolo “:-(” para tratar de assuntos mais sérios. Dessa forma, conseguia prevenir mal-entendidos e facilitar a compreensão entre seus colegas.

A Webcam surgiu através de cafeteira?

Essa é, sem dúvida, uma das curiosidades mais peculiares relacionadas à internet. A webcam teve sua origem de maneira inusitada no ano de 1991, no laboratório de computação da Universidade de Cambridge, onde foi concebida com o propósito inicial de monitorar uma cafeteira. A ideia era transmitir imagens pela rede interna, permitindo que as pessoas soubessem se havia café na jarra sem precisar se deslocar.

Ao longo dos anos, as possibilidades proporcionadas pela internet conduziram essa invenção a novos horizontes. A webcam tornou-se uma ferramenta tão essencial para os usuários da internet que hoje a maioria dos notebooks comercializados já inclui essa tecnologia incorporada.