Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (16), o governador Flávio Dino defendeu a criação da Guarda Nacional, com 10 mil integrantes, para reduzir a criminalidade no país. Para ele, essa medida é muito mais eficiente do que simplesmente endurecer penas.
“O criminoso não vai consultar o Código Penal para calcular a pena [dos crimes que vai cometer], isso não resolve o problema”, afirmou Flávio Dino.
Uma das prioridades anunciadas pelo Ministério da Justiça, sob comando de Sergio Moro, é justamente um pacote para endurecer as penas. O governador avalia que isso não resolve. “Não podemos achar que apenas mudar a lei vai garantir a redução da criminalidade. A questão central é gestão”, disse.
Flávio deu o exemplo do Ceará, que tem cerca de 19 mil policiais e recebeu algumas poucas centenas de profissionais da Força Nacional de Segurança para enfrentar os ataques criminosos que o Estado vem sofrendo. “É uma gota no oceano.”
“Eu defendo a criação da Guarda Nacional, como existe no Canadá, por exemplo. Seriam 10 mil integrantes para ajudar de verdade os Estados em momento de crise e para dar conta do que a Polícia Federal e as Forças Armadas não podem ou não querem fazer”, acrescentou o governador.
De acordo com ele, é possível diminuir o efetivo das Forças Armadas, já que não há nenhuma perspectiva de guerra com países vizinhos. “Podemos reduzir gastos com isso e criar a Guarda Nacional. Aí, sim, ajudaria efetivamente os Estados.”
Flávio também frisou que é preciso dar atenção ao Sistema Único e ao Fundo de Segurança Pública, regulamentados em 2018. Esses recursos poderiam ser usados para melhorar a segurança nas fronteiras.
“Em vez de demagogia e coisas puramente retóricas, é preciso cuidar dos problemas reais”, resumiu o governador.
Com informações do Blog do John Cutrim
Governador tolo. Falando o que não sabe, ou até sabe, é fala apenas para afrontar o atual presidente da república… As forças armadas não são para combater a criminalidade de forma ostensiva, os mesmos São treinados para GUERRA. São treinandos para matar… Eu sou a favor da Criação da POLÍCIA FEDERAL FARDADA que seria basicamente a GUARDA NACIONAL que o governando aí disse… A guarda nacional nada mais é do que a FORÇA NACIONAL.. JÁ EXISTE!!!! Governador querendo debater assunto de segurança pública do país, não tá dando conta nem do estado onde ele comanda. VAI NOMEAR OS CADASTRO DE RESERVA DA POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO governando. Eles estão prontos, faltam apenas ser NOMEADOS. Seu governando hipocrita.