Em análise realizada no dia 26 de junho de 2019 pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), o município de Codó demonstra estar regular quanto a transparência exigida pela Lei Complementar nº 131/09, que estabelece a obrigatoriedade a todos os entes federativos, da divulgação, em tempo real de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira em meios eletrônicos de acesso público.
Dentre os principais critérios exigidos, o município de Codó apresenta:
1. Compatibilidade entre os dados da execução orçamentária disponibilizados no Portal da Transparência e os relatórios da gestão fiscal (RREO e RGF) encaminhados ao FINGER.
2. Tempestividade.
3. Disponibilização dos relatórios de gestão fiscal (RREO e RGF).
4. Os procedimentos licitatórios realizados, bem como as suas dispensas ou inexigibilidades com os números dos correspondentes processos.
5. Disponibilização dos instrumentos de planejamento (PPA, LDO, e LOA)
O relatório completo da avaliação da transparência encontra-se no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).
O Gráfico abaixo demonstra a média do desempenho das prefeituras nas avaliações realizadas em 2016 a 2019. A média foi obtida dividindo se a quantidade de prefeituras regulares ou irregulares pelo número de avaliações realizadas no ano:
Maqueando as informacoes qualquer um fica regular, com esse monte de irregularidades nas licitações, folha cheia de gente sem trabalhar, suoersalarios pra fazer o raxixe, duvido essa transparência,
Quem tiver achando errado leve as provas das irregularidades ao TCE.